Tratamento de sementes na soja Bt é tema de série no YouTube

Publicado em 05/12/2016 14:47
191 exibições
Vídeos respaldam resultado superior do inseticida Dermacor®, na comparação ao tratamento padrão para controle de pragas foliares e de solo; frente à ação das lagartas observadas, tecnologia evitou perdas de 9 mil e 13 mil plantas/ha

São Paulo (SP) – A DuPont Proteção de Cultivos exibe em seu canal no YouTube uma série de nove vídeos focada no tratamento de sementes na soja Bt (“intacta”). O material, informa a empresa, reúne os principais indicadores obtidos em 240 campos experimentais, montados na safra 2015-16. Esses ensaios, assinala a companhia, avaliaram o desempenho integrado entre o inseticida Dermacor® e a soja Bt, na comparação ao tratamento padrão adotado no controle de pragas foliares e de solo da cultura. 

Os campos demonstrativos, assinala a DuPont, foram realizados nas regiões Cerrado e Sul e levaram em conta o controle das pragas Lagarta-elasmo (Elasmopalpus lignosellus), Coró (Phyllophaga cuyabana), Lagarta-militar (Spodoptera frugiperda), Lagarta-da-soja (Anticarsia gemmatalis) e Helicoverpa armigera. 

De acordo com o engenheiro agrônomo Érico Cardoso, gerente de marketing de tratamento de sementes da DuPont, o grupo de agricultores que usou Dermacor® nas doses de 50 ml e 100 ml, por cem quilos de sementes da soja Bt, alcançou desempenho superior ao do tratamento padrão, considerando a média dos resultados observados nas regiões Cerrado e Sul. 

O agrônomo ressalta, por exemplo, que o tratamento de sementes com Dermacor® na dose de 50 ml evitou a perda de 9 mil plantas de soja por hectare, frente à ação das pragas. Na dose de 100 ml, acrescenta ele, o número saltou para 13 mil plantas de soja por hectare preservadas.

“Dermacor® mostrou mais eficiência no controle da Spodoptera frugiperda, pois manteve a cultura protegida por até 28 dias após a emergência”, destaca Érico Cardoso.

No tocante aos índices de produtividade resultantes dos tratamentos que foram comparados, o executivo afirma que Dermacor® possibilitou aos sojicultores produzir, em média, uma saca a mais por hectare na dose de 50 ml (64 sacas/ha). Já na dose de 100 ml de Dermacor®, diz o executivo, o ganho médio obtido foi de duas sacas por hectare (65 sacas/ha).

A DuPont também apresenta no YouTube uma série de vídeos com depoimentos de produtores, resultados apurados em dias de campo organizados pela empresa, ‘calculadora de benefícios’ e outras informações sobre a importância do tratamento industrial de sementes de soja.

Para assistir, acesse: https://www.youtube.com/playlist?list=PLoKCFPIQyB6ZY8dQqGk1kGVeVMtSOUTSK

Tags:
Fonte: DuPont

0 comentário