MT tem extensas áreas de soja perdidas pelo excesso de chuvas

Publicado em 21/02/2017 10:02

O Mato Grosso ainda continua recebendo, em diversas áreas, chuvas que comprometem o bom desenvolvimento da colheita no estado, mas, mais do que isso, prejudica severamente a qualidade das lavouras de soja. Há áreas completamente perdidas em alguns municípios, como a apresentada no vídeo a seguir, da Wanderlei Dias Guerra, coordenador da Defesa Vegetal em Mato Grosso do Ministério da Agricultura


 

Em Brasnorte,  o vídeo mostra um talhão de 250 hectares onde não há mais condições de colheita, com os grãos podres, e o produtor - para não perder a janela ideal - entra em cima com o plantio do milho safrinha. "Temos muitos produtores nesta situação aqui, em Campo Novo do Parecis, Diamantino, Lucas do Rio Verde. Não podemos mais falar em super safra com perdas significativas como estas", diz o coordenador, que faz uma rota pelo Mato Grosso, avaliando a situação dos campos. 

No Facebook, Dias Guerra publicou um relato sobre suas últimas visitas. "30 anos de Mato Grosso e nunca vi uma situação tão calamitosa como esta, e esperamos nunca mais nos depararmos com algo assim. São centenas de produtores em vários municípios perdendo a sua produção literalmente. E o pior, estão lá esquecidos, parece que ninguém se preocupa em ver, sobrevoar que seja, como fazem os políticos que querem aparecer, descobrir o que está acontecendo, levar apoio institucional. Infelizmente o agro, setor que sustenta este país, continua esquecido por aqueles que levam o seu nome, usam sua bandeira, mas somente quando lhes interessa, quando vão pedir alguma "contribuição". 


De acordo com o último boletim do Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária), a colheita já está concluída em 51,94% da área. O avanço na semana, porém, em função das adversidades climáticas ficou abaixo do esperado e alcançou apenas 6,15 pontos percentuais. 

"As regiões oeste e nordeste foram as mais “prejudicadas” com a chuva, apresentando os menores avanços semanais da colheita. Apesar disso, os trabalhos a campo neste ano se mostram avançados em relação aos anos anteriores, com destaque à região médio-norte, que registra 72,4% das áreas já colhi-das, com diferença de 26,8 p.p. em relação à safra 15/16 e de 31,9 p.p. ante a média dos últimos cinco anos. Esse grande avanço deve-se, sobretudo, ao adiantamento da semeadura nesta safra. Para as próximas semanas, a colheita tende a continuar sendo ditada pelas condições climáticas", informa o reporte semanal.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Nova Ubiratã, Albino Castilho Ruiz, algumas áreas já registram perdas no rendimento. “Quando temos lavouras prontas, com produtividade média de 60 sacas de soja hectare, e que recebem muita chuva temos um prejuízo de até 5 sacas do grão por hectare”, destaca.

A região Centro-Norte do Brasil, de acordo com as últimas previsões climáticas, segue recebendo chuvas intensas e, nesse ambiente, os prejuízos podem ser ainda mais severos. 

"Para essa semana teremos chuvas ainda persistindo sobre a maioria do Mato Grosso, e toda a região Norte do Brasil. O excesso de chuvas, principalmente em regiões pontuais do MT já começam a trazer prejuízos e preocupações para os produtores. Com a colheita bastante avançada na região, as perdas deverão ser limitadas", diz a AgResource Brasil, em seu boletim diário.

Ainda de acordo co a AgR, no Mato Grosso do Sul e Goiás as chuvas deverão vir abaixo da Normal (média) nesta semana, dando espaço para o avanço da colheita/plantio safrinha.

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem nova alta em Chicago, fica acima dos US$12/bushel, mas continuidade do movimento ainda depende do clima nos EUA
Paraguai: soja safrinha terá um dos menores rendimentos dos últimos anos, diz StoneX
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Soja mantém movimento de alta e sobe mais de 1% em Chicago nesta 6ª; chuvas no RS em foco