América do Sul quer combate conjunto contra ferrugem da soja

Publicado em 05/05/2017 07:26

A América do Sul é a principal região produtora de soja do mundo. O produto é tão importante que está no topo da lista da balança comercial de quase todos os países da região.

Um eventual desastre com essa produção traria um impacto muito grande para a agricultura e, consequentemente, para toda a economia da região.

Para evitar problemas futuros, Brasil, Paraguai e Bolívia se reuniram nesta quinta-feira (4), em Cuiabá (MT), para traçar metas de contenção de pragas que afetam as lavouras da região.

E a principal ameaça vem da ferrugem asiática, uma doença que entrou no Brasil no início dos anos 2000, mas que já provocou estragos bilionários.

Nos últimos dez anos, os gastos dos produtores apenas com prevenção da doença já somam US$ 12 bilhões.

O prejuízo é ainda maior quando se acrescentam os efeitos da ferrugem na produtividade. Os percentuais de perdas são elevados e, se o tratamento não for adequado, podem superar 40%.

Argentina e Uruguai foram convidados a fazer parte do grupo, mas, menos afetados pela doença devido ao clima, resolveram não participar.

Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de S.Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário