Soja despenca em Chicago nesta 5ª feira com pressão do dólar após bomba política no Brasil

Publicado em 18/05/2017 08:33

Os futuros da soja estão despencando na sessão desta quinta-feira (18) na Bolsa de Chicago. Por volta de 7h40 (horário de Brasília), os principais contratos perdiam entre 15,50 e 20 pontos, com o julho/17 valendo US$ 9,55 e o novembro/17, referência para a safra americana, com US$ 9,54. 

A bomba lançada sobre o governo brasileiro está no centro das atenções dos traders. As denúncias que recaem sobre o presidente Michel Temer motivaram uma forte alta do dólar - principalmente frente ao real, o que já pesa sobre as cotações em Chicago, o que deixa os produtos americanos menos competitivos. 

As ações de empresas brasileiras, no pré-market americano, já perdiam entre 12% e 18%. "Sem impacto direto no mercado brasileiro, que só abre às 10h, a movimentação dos ativos no pré-market da bolsa norte americana é acompanhado de perto pelos investidores estrangeiros e apontam a tendência de uma retirada massiva de recursos da bolsa brasileira, derrubando as cotações aqui", como explica o portal Investing.com.

Fundamentos

Entre os fundamentos, segue o acompanhamento do clima nos Estados Unidos - com mais chuvas previstas para os próximos dias no Corn Belt - e também dos novos números das vendas para exportação que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) traz nesta quinta-feira. 

As expectativas mostram vendas de soja entre 200 mil e 400 mil toneladas da safra velha, além de algo com até 150 mil de farelo de soja. Para a safra nova, se espera algo até 200 mil toneladas. 

Veja como fechou o mercado nesta quarta-feira:

>> Soja: Apesar de estabilidade em Chicago, forte alta do dólar puxa os preços no Brasil nesta 4ª

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira
Soja sem novidades em Chicago e a baixa demanda pelo grão americano promovem dia de muita oscilação, mas poucas mudanças no preços
Emater: Colheita da soja avança no Rio Grande do Sul