Soja: Sem fundamentos positivos, fundos vendem e mercado na CBOT fecha nas mínimas de 5 semanas

Publicado em 22/06/2017 18:38

Nesta quinta-feira (22), os preços da soja despencaram na Bolsa de Chicago e bateram em suas mínimas em cinco semanas. Os principais contratos perderam entre 14 e 14,75 pontos, levando o julho/17 a US$ 9,04 e o novembro a US$ 9,13 pr bushel. O pregão foi negativo durante todo o dia. 

O momento é de pico no mercado climático e as previsões que trazem mais chuvas para o Meio-Oeste americano, principal região produtora de grãos dos Estados Unidos, seguem pressionando de forma expressiva os preços. 

"A chuva irá contribuir com as safras e compensar o tempo quente da semana passada. Além disso, para a próxima semana, já se espera um clima mais frio para a metade leste do país", explica Bob Burgdorfer, analista de mercado do portal internacional Farm Futures. 

Há ainda a tempestade tropical Cindy, que também chega trazendo chuvas mais espalhadas, com volumes expressivos podendo ser registrados, principalmente, no Delta e o Sudeste. Já nas Planícies do Norte, o tempo deve continuar seco. 

E como explica o diretor da Labhoro Corretora, Ginaldo Sousa, as vendas semanais para exportação que vieram abaixo das expectativas do mercado - em pouco mais de 110 mil toneladas, enquanto os traders esperavam algo entre 200 mil e 400 mil toneladas da safra velha - foi mais um fator de pressão sobre as cotações. 

"Não se tem nenhuma notícia fundamental capaz de movimentar os preços para o lado de alta e, com isso, os fundos vendidos em soja, milho, farelo e óleo fazem uma festa. Essa foi a razão principal. Clima, vendas semanais baixas e margens chinesas (de esmagamento) negativas", diz Sousa. 

E por hora, ainda segundo o especialista, há espaço para novas baixas e apenas uma mudança significativa nas condições de clima do Corn Belt seria capaz de reverter esse cenário de baixa observado agora. "Ainda é muito cedo para se falar em problemas", diz. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja: Preços têm leves baixas em Chicago nesta 4ª, dando sequência às perdas da sessão anterior
Em Chicago, óleo despenca mais de 3% e pressiona ainda mais preços da soja nesta 3ª feira
Anec faz leve ajuste na exportação de soja do país em abril, que deve cair ante 2023
Apesar de altas no farelo e baixas intensas no óleo, soja trabalha com estabilidade em Chicago nesta 3ª
Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina