Mercosul deve atingir recorde de 187 mi t de soja, diz Bolsa de Córdoba

Publicado em 27/06/2017 14:54

A colheita de soja já está praticamente finalizada na Argentina e finalizada no Brasil. Com isso, a Bolsa de Cereais de Córdoba (BCCBA) estima que, a nível de Mercosul, seria alcançado um recorde na produção de 187 milhões de toneladas, um salto de 11% em relação à safra 2015/16.

A BCCBA destaca também que os produtores de ambos os países vêm retendo mercadorias, em busca de melhores preços, o que pode aumentar a competitividade por mercados no segundo semestre de 2017.

Na Argentina, a comercialização de soja está 7,3% abaixo da safra anterior, equivalente a 1,9 milhões de toneladas. Nas últimas semanas, as vendas aumentaram devido a uma melhora nas cotações locais, com pico de AR$4000 a tonelada em Rosario. A média de vendas durante o mês de abril e no início de maio foi de 820.000 toneladas. Na segunda semana de maio, essa média subiu para 1.100.000 toneladas. Entretanto, assim que a oferta apareceu, os preços voltaram aos níveis de AR$3700 a tonelada.

No Brasil, o ritmo de vendas deve acelerar nos próximos meses para que parte dos fundos sejam destinados para a compra de insumos necessários para o plantio da nova safra.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Infocampo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto