Erva-daninha resistente ao glifosato foi encontrada em 50% das lavouras de soja e milho da Argentina

Publicado em 07/07/2017 10:15

A última safra acendeu um alerta na produção de soja e de milho na Argentina. O avanço das pragas resistentes ao glifosato continuou sua expensão, em especial, no caso da erva-daninha da espécie amaranthus.

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Syngenta na região agrícola do país, 50% da área plantada com soja e milho teve a presença da praga.

O dado mais preocupante é que entre 50% a 60% das áreas houve moderada a alta infestação. O avanço da resistência é notável - em 2011, a área afetada era de apenas 1%, restrita ao sul de Córdoba.

Impacto nacional

"Hoje, está em toda a área agrícola. Devemos aumentar as estratégias de controle, já que vamos ter que esperar alguns anos para que apareçam novos compostos para reforçar o controle", disse Lorena Zubizarreta, gerente de herbicidas da Syngenta na América do Sul. No caso da soja, a presença foi detectada em 9,4 milhões de hectares.

Tradução: Izadora Pimenta

 

Fonte: Agrovoz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja recua em Chicago com as atenções se voltando para safra americana, depois de um protagonismo pontual da América do Sul
Soja fecha no vermelho em Chicago nesta 3ª feira com derrocada de mais de 4% do óleo
Chuvas excessivas no Rio Grande do Sul causam perdas de cerca de 60% na soja em Pelotas
Soja: Grão acompanha perdas do óleo, de mais de 2%, e volta a cair em Chicago nesta 3ª
Oportunidades para soja em Chicago devem ficar para junho; no Brasil, perdas no RS podem mudar dinâmica dos prêmios