Soja: Futuros no zero a zero. Mercado segue indeciso, por Miguel Biegai, da OTCex Group

Publicado em 19/07/2017 07:56

Bom dia. Os contratos futuros de soja operam em absoluta estabilidade nesta quarta-feira (19/07). No momento em que escrevo (06:40 da manhã, horário Brasil), todos os contratos de agosto/17 até novembro/2020 estão com variação zero. Ou seja, nem em alta e nem em baixa. Novembro agorra está em US$ 1001,75 cents/bushel. Chego a desconfiar que minha plataforma está com algum bug, mas conferi em outras fontes e é isso mesmo. Provavelmente, quando o leitor estiver lendo, esse quadro estará desfeito.

Mas isso é um sintoma do quanto o mercado está indeciso. Fundos não sabem se compram porque a demanda vem forte e tudo indica que não teremos safra “cheia” nos EUA. Ou não sabem se vendem porque apesar de termos alguns problemas em algumas regiões (principalmente Oeste do cinturão produtivo), o aumento de área plantada ainda pode garantir uma safra mais perto dos 117 milhões de tons de 2016 do que dos 108 de 2015.

É bom que se diga que mesmo com uma safra quase 10 milhões de tons maior em 2016 do que em 2015, a demanda fez frente, em função do consumo global que nunca esteve tão acelerado. Há até quem invoque a “Lei de Say” como uma das causas desse aumento do consumo nos últimos anos. Interessante discussão, aliás. Voltaremos a ela, oportunamente.

Nos mapas climáticos, nada de muito relevante em relação a ontem, com previsão de muito calor (o que é normal para essa época do ano) e as projeções de chuvas que não deixam muito claro se serão precipitações com poder de resolver o forte calor, ou apenas chuvas para “apagar o pó” nos próximos 10 dias. O quadro não está claro.

Graficamente, soja novembro/17 dentro de um canal de alta e com médias móveis cruzadas para cima, o que também indica que ainda estamos em uma tendência de alta. Mas em pleno 19 de julho, tendências gráficas podem ser rapidamente desfeitas com qualquer chuva (ou falta dela) que aconteça. No entanto, a análise gráfica nos ajuda a entender pra que lado o mercado está indo no momento.

Gráfico Miguel Biegai

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
OTCex Group

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário