Soja: Mercado estável, na espera de novas informações que possa alterar o panorama, por Miguel Biegai da OTCex Group

Publicado em 18/08/2017 09:36 e atualizado em 18/08/2017 10:38

Bom dia. Thanks God its Friday! Os contratos futuros de soja na Bolsa de Chicago trabalham estáveis na manhã deste dia 18/08. O contrato de novembro opera com meio centavo de baixa a US$ 932,50 cents/bushel. Movimentação bem calma no noturno com 12 mil contratos negociados.

O dia promete ser calmo sem grandes novidades, depois da grande volatilidade iniciada no final de junho, vamos nos encaminhando para uma redução de volatilidade nas próximas semanas. O período “crítico” do mercado climático (mes de agosto) vai caminhando para seus estertores, mas ainda não está completamente definido. Se parar de chover daqui para frente, e fizer muito, mas muito calor, ainda pode prejudicar um pouco a produtividade final. E depois disso, vem o “final” do mercado de clima , como possível excesso de chuvas atrapalhando a colheita da soja, ou então um frente fria precoce trazendo geadas ou neve, mais para os estados do Norte dos EUA, como Dakotas e Minnesota. Mas para definição “mesmo” de safra, já está quase fechando a janela. 

Graficamente, segue a tendência de baixa, que só será rompida se acontecer algo de extraordinário em termos de clima ou demanda. Resistência da tendência de baixa nos US$ 960.

Agenda confirmada até o momento: Dia 30 e 31/08, curso de proteção de preços de soja em Boa Vista- RR, Dia 01/09, palestra na abertura da colheita da soja em Boa Vista/Roraima. Dia 04/09, curso de Proteção de Preço em Posse (GO), curso no RS ainda com local e data a confirmar na segunda quinzena de setembro. Curso em SP, ainda com local e data a confirmar para final de setembro.

Fonte: OTCex Group Genebra

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja mantém movimento de alta e sobe mais de 1% em Chicago nesta 6ª; chuvas no RS em foco
Soja sobe forte em Chicago com dólar em queda, rumores de volta da greve na Argentina e dúvidas sobre o clima nos EUA
Preços da soja disparam mais de 2% em Chicago e fecham o dia acompanhando novas altas do farelo
Soja: Mercado sobe em Chicago nesta 5ª feira na esteira do milho e do trigo e da desvalorização do dólar
Preços da soja retomam fôlego e fecham 4ª em alta na Bolsa de Chicago, acompanhando o óleo