Chuva da virada do mês favorece plantio da soja, aponta Climatempo

Publicado em 28/09/2017 12:18

Áreas de instabilidade são observadas em grande parte da região central do Brasil, na qual provocam chuvas em diversas localidades do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul. Também foram observadas algumas pancadas bem isoladas sobre o estado de São Paulo e de Minas Gerais.

Com isso, os produtores de soja do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Paraná intensificaram as atividades de plantio. Entretanto, os percentuais de área plantada até agora, nos três estados está bem abaixo dos valores observados no mesmo período de 2016. Já que no ano passado, as chuvas vieram bem mais cedo.

Nesta quinta-feira (28), as condições são bem semelhantes. Novas áreas de instabilidade estarão ganhando força ao longo do dia e novas pancadas de chuva poderão ser registradas em diversos municípios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. São pancadas irregulares e de volumes bem diferenciados de uma região para outra. Entretanto, aos poucos os níveis de umidade do solo irão subir o que permite que os produtores consigam ir a campo e dar continuidade no plantio da soja.

Nesta sexta-feira (29), áreas de instabilidade que já estavam sobre o país ganham força e nuvens carregadas vão se espalhar por todo o Sul. O tempo fica bastante fechado e chuvoso ao longo de todo o final de semana na Região.

Mais chuva

Durante o fim de semana, as áreas de instabilidade avançam para o Sudeste e a previsão é de chuva generalizada sobre os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Goiás e em diversos pontos do Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e Pará o que favorece a continuidade do plantio da soja.

Mesmo com a previsão de chuvas e consequentemente a paralisação dos trabalhos de colheita do trigo e da cana de açúcar, o retorno das chuvas sobre essas áreas produtoras irão beneficiar muito o desenvolvimento das lavouras de cana de açúcar e de café, uma vez que ambas as culturas estão sob forte estresse hídrico.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Climatempo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário