Situação das zonas inundadas na Argentina deve melhorar nessa primavera, diz pesquisador

Publicado em 23/10/2017 08:18

Segundo Pablo Mercuri, diretor do Centro de Pesquisa de Recursos Naturais do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) da Argentina, as próximas semanas serão de chuvas normais para a época no país e em algumas zonas que estiveram afetadas pelos excessos hídricos receberão volumes "de normais a levemente deficitários".

"Este fator, somado ao aumento de temperaturas que resulta em uma maior evaporação, é uma grande ajuda para continuar a recuperação das zonas afetadas e vulneráveis pelos excessos", disse Mercuri ao La Nación.

Segundo o pesquisador, nas regiões mais altas esse comportamento das chuvas não deve colocar restrições nos cultivos de grãos de safra de verão durante a evolução da primavera.

Mercuri também acrescenta que regiões que necessitam de água, como o centro-oeste e norte de Còrdoba, Santiago del Estero e Salta, devem receber chuvas no fim deste mês.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: La Nación

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto