Especialistas alertam que seca pode atrasar safra de soja 17/18 na Argentina

Publicado em 14/11/2017 10:18

O clima seco em grande parte das zonas agrícolas da Argentina poderia ocasionar em um atraso para o plantio de soja da safra 2017/18 no país, segundo Germán Heinzenknecht, especialista da Consultoria de Climatologia Aplicada (CCA), em entrevista à Reuters.

Heinzenknecht destacou que as chuvas de novembro foram inferiores ao previsto. "É um cenário que, se não for crítico, começa a deixar os produtores um pouco nervosos", disse. Ele agregou ainda que a região agrícola central receberia apenas chuvas leves na quinta-feira (14).

A Bolsa de Cereais de Buenos Aires estima uma área plantada de 18,1 milhões de hectares de soja neste ano safra. Deste total, foram plantados 12%.

"O plantio poderá atrasar em parte da zona núcleo do norte de Buenos Aires e sul de Santa Fe, que não teriam chuvas importantes nesta semana", segundo Natalia Gattinoni, do Instituto Clima e Água.

"Já está se pensando em paralisar o plantio até que voltem as chuvas. Estamos avaliando", disse à agência Lisandro Perrota, produtor e secretário da Sociedade Rural de Pergamino.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: La Nación

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação