Soja: Mercado em baixa, em movimento de realização de lucros, por Miguel Biegai

Publicado em 20/11/2017 08:26

Bom dia! Os contratos futuros de soja na Bolsa de Chicago operam em ligeira baixa na manhã desta segunda-feira (20/11). O vencimento janeiro está trabalhando com 3 centavos de queda, e vai sendo negociado a US$ 987,50 centavos por bushel. A movimentação da madrugada é tranquila com cerca de 13 mil contratos negociados. 

O mercado futuro de soja está claramente trabalhando em modo “realização de lucros” neste início de semana. Na sexta-feira passada, o contrato de janeiro subiu quase 20 centavos, então é plenamente normal (na falta temporária de alguma notícia altista relevante) que hoje esteja acontecendo esta discreta queda no começo dos trabalhos da semana. 

A demanda é forte e ninguém duvida. Estive no Global Grain aqui em Genebra durante os dias 14 a 16 de setembro e, conversando com traders asiáticos, pude constatar junto aos mesmos que eles precisam que, daqui em diante, sempre exista safra cheia mundial. O consumo foi tão estimulado por lá, nos últimos anos, que uma eventual quebra de safra pode tornar os preços bastante sensíveis em função da dificuldade de substituição da soja como fonte de proteína em larga escala. 

Dentro desse contexto, todo mundo fica de olho nas projeções climáticas de curto e médio prazo. Há alguns modelos apontando para um quadro de La Niña para os meses de dezembro até fevereiro do ano que vem. Ou seja, possível irregularidade de chuvas para o Sul do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Vamos monitorando.

Graficamente, o mercado tentou retornar para a tendência de alta, que foi rompida na semana passada. Mas não conseguiu, por enquanto.

Fonte: OTCex Group Genebra

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Cooperativa vê queda de até 15% na safra de soja do Rio Grande do Sul por chuvas
Soja mantém movimento de alta e sobe mais de 1% em Chicago nesta 6ª; chuvas no RS em foco
Soja sobe forte em Chicago com dólar em queda, rumores de volta da greve na Argentina e dúvidas sobre o clima nos EUA
Preços da soja disparam mais de 2% em Chicago e fecham o dia acompanhando novas altas do farelo