Soja: Mercado em baixa, em movimento de realização de lucros, por Miguel Biegai

Publicado em 20/11/2017 08:26

mini LOGO OTCex

Bom dia! Os contratos futuros de soja na Bolsa de Chicago operam em ligeira baixa na manhã desta segunda-feira (20/11). O vencimento janeiro está trabalhando com 3 centavos de queda, e vai sendo negociado a US$ 987,50 centavos por bushel. A movimentação da madrugada é tranquila com cerca de 13 mil contratos negociados. 

O mercado futuro de soja está claramente trabalhando em modo “realização de lucros” neste início de semana. Na sexta-feira passada, o contrato de janeiro subiu quase 20 centavos, então é plenamente normal (na falta temporária de alguma notícia altista relevante) que hoje esteja acontecendo esta discreta queda no começo dos trabalhos da semana. 

A demanda é forte e ninguém duvida. Estive no Global Grain aqui em Genebra durante os dias 14 a 16 de setembro e, conversando com traders asiáticos, pude constatar junto aos mesmos que eles precisam que, daqui em diante, sempre exista safra cheia mundial. O consumo foi tão estimulado por lá, nos últimos anos, que uma eventual quebra de safra pode tornar os preços bastante sensíveis em função da dificuldade de substituição da soja como fonte de proteína em larga escala. 

Dentro desse contexto, todo mundo fica de olho nas projeções climáticas de curto e médio prazo. Há alguns modelos apontando para um quadro de La Niña para os meses de dezembro até fevereiro do ano que vem. Ou seja, possível irregularidade de chuvas para o Sul do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Vamos monitorando.

Graficamente, o mercado tentou retornar para a tendência de alta, que foi rompida na semana passada. Mas não conseguiu, por enquanto.

Gráfico Miguel Biegai

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
OTCex Group Genebra

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário