Soja, por AgResource Brasil: Falta especulação na CBOT

Publicado em 21/11/2017 08:12

Falta especulação na CBOT

A CBOT começa a semana sem grandes novidades ou oscilações nos preços. Assim como a AgResource (ARC) havia alertado anteriormente, o Mercado deveria ficar sem forte tendência com a falta de novidades especuláveis que pudessem desengatilhar movimentos agressivos aqui em Chicago. Os mapas climáticos para a América do Sul até trouxeram previsões mais molhadas para a Argen- tina, no começo de dezembro. No entanto, os índices pluviométricos projetados ainda são baixos e não cobrem mais do que 60% da área produtora do país. Será difícil para a soja-janeiro atingir patamares suste- ntados acima dos $10/bu sem alguma ameaça climática intensa para o Brasil ou Argentina. O sinal de um La Niña se formando no fim deste ano e no começo de 2018 poderá ser o precursor deste movimento de alta. O qual se confirmado, poderá limitar as precipitações para grande parte da Argentina e para o Rio Grande do Sul, no Brasil. Na sexta-feira, 17, o relatório semanal de fundos especulativos trouxe uma redução de 24mil contratos líquidos comprados na soja, para um total de 22mil.

Clima - América do Sul

Neste último fim de semana foram observadas chuvas expressivas sobre uma grande parte Centro-Oeste, Sudeste e o Sul do Brasil. No entanto, nestas mesmas regiões, há relatos de produtores que observaram o céu fechado de nuvens, porém tais precipitações não vieram a ocorrer. Apesar de previsões pluviométricas generalizadas, as chuvas estão sendo disper- sas em várias das regiões do Brasil. O ponto favorável neste cenário, é que mais chuvas são previstas para as principais regiões sojicultoras do Brasil, nestes próximos 15 dias. Nesta semana, uma faixa que corta do sul de Minais Gerais até o noroeste do Mato Grosso deverá observar chuvas de 50mm, em média. Na Argentina, o padrão seco continua estacionado sobre o país, com melhores chances de precipitações no começo de dezembro. No entanto, tais chuvas ainda se concentram apenas no noroeste do país. 

Fonte: AgResource Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira