Índia aumenta taxas sobre importação de óleo de soja para 30%; Argentina é o principal exportador

Publicado em 22/11/2017 09:38

A Índia aumentou as taxas sobre as importações de óleos vegetais de soja para 30%, ante 17,5%, que era a taxa anterior vigente. Para o óleo refinado de soja, a taxa subiu de 20% para 35%.

Segundo a Reuters, o aumento nessas taxas elevará os preços das oleaginosas e sua disponibilidade para a moagem no mercado local, o que ajudará o país a limitar as importações de óleo vegetal no ano comercial 2017/18.

Os produtores da Índia dedicados à produção de soja para a moagem estavam tendo dificuldades para competir com as importações baratas vindas da Argentina, Brasil, Indonésia e Malásia, o que reduziu a demanda de soja e canola locais, mesmo depois de uma queda drástica nos preços.

A notícia, contudo, não é boa para os países exportadores, sobretudo a Argentina, país do qual a Índia é o principal comprador do óleo de soja. Em 2016, 4,3 milhões de toneladas do produto foram exportadas para o país asiático.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Cba24n

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja: Com melhor regime de chuvas em dezembro, plantio caminha para reta final no BR, avalia Pátria
Soja fecha com baixas de dois dígitos nesta 6ª em Chicago e contrato janeiro perde os US$ 10,80/bushel
Soja se distancia ainda mais dos US$ 11 com perdas de dois dígitos em Chicago nesta 6ª
Soja segue recuando em Chicago nesta 6ª feira e acumula 20 pts de baixa na semana
Preços da soja caem no Brasil com recuo do dólar e Chicago lateralizado nesta 4ª feira
China endurece regras para descarregamento de navios, alonga prazos e pode comprometer fluxo da soja