Soja: Mercado em leve queda. Clima na Argentina no centro das atenções, por Miguel Biegai

Publicado em 29/11/2017 07:22

Bom dia! Os contratos futuros de soja na Bolsa de Chicago operam em discreta queda na manhã desta quarta-feira (29/11). O contrato de janeiro está cotado em US$ 990, com 3 centavos por bushel de queda. Movimentação de 9 mil lotes neste vencimento durante a madrugada. 

Os operadores estão muito atentos com as projeções climáticas para a Argentina, no que se refere ao curto e médio prazo. A fonte de volatilidade do mercado está basicamente aí. Com um provável La Niña se aproximando, cada atualização dos mapas de chuvas para o período de 6 a 10 dias mexe com o mercado. Na segunda metade da semana passada, o que mais se via nos mapas era a redução do volume de chuvas para algumas regiões, o que fez os operadores comprarem posições. Porém, ontem e hoje, chuvas voltaram a aparecer e derrubaram novamente os preços. Não tem jeito, vai ser assim por algum tempo. No entanto, a volatillidade tende a aumentar quando chegarmos ao período crítico de desenvolvimento das lavouras. Porém, é bom que se diga que não há praticamente nenhuma região sob stress hídrico, até o momento. A maior preocupação é o surgimento precoce de ferrugem asiática logo no começo do crescimento das plantas, em alguns lugares do PR, RS e Paraguay. Quando surge tão cedo assim, a ferrugem tende a reduzir potencial de produtividade. 

Graficamente, o janeiro/18 segue dentro de uma tendência lateral, após ter perdido a tendência de alta a duas semanas atrás. Essa tendência lateral deve persistir até a definição climática sobre o La Niña e seus efeitos sobre a safra sul americana.

Fonte: OTCex Group Genebra

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prêmios da soja disparam na primeira quinzena de maio, atingem maior patamar do ano e sinalizam oferta mais curta no Brasil
Colheita de soja do RS atinge 85% da área; Emater vê "drástica" redução na qualidade
Soja do RS: Tamanho das perdas do que poderia ser a melhor safra da história ainda é uma grande incógnita
Bolsa reduz previsão de safra de soja da Argentina; colheita atinge 63,7% da área
Em Campo Belo do Sul (SC), chuvas desde o início de maio causam perdas de quase um terço na safra de soja, aponta lidereança