Identificação precoce da ferrugem asiática na safra 17/18 exige manejo efetivo do produtor

Publicado em 15/12/2017 14:51
BASF dá dicas para o manejo preventivo, com a lavoura estabelecida e após a colheita da soja

O último levantamento de safra divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicou uma produção de 109,2 milhões de toneladas de soja no ciclo 2017/2018. Para não comprometer esse resultado, o produtor rural deve ficar atento ao manejo das doenças do cultivo, dando maior ênfase para a ferrugem asiática na lavoura de soja. 

Segundo o Consórcio Antiferrugem, parceria público-privada de monitoramento da doença, já foram registrados até o momento 18 casos em áreas comerciais nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

Osmar Conte, pesquisador da Embrapa Soja, já havia alertado para a incidência antecipada da ferrugem.

“Com a semeadura mais tardia no oeste do Paraná, uma das principais regiões produtoras do país, a doença se manifestou em uma soja no estádio inicial de desenvolvimento e deve ficar por um período maior”, afirmou o pesquisador.

O FRAC-BR, Comitê de Ação à Resistência de Fungicidas, formado pelas principais empresas de defensivos agrícolas atuantes no Brasil, entre elas a BASF, fez uma alerta sobre a identificação precoce da ferrugem asiática na safra 2017/2018. 

“Neste ano a ferrugem apareceu mais cedo nas lavouras, muito pela presença do inóculo na entressafra em plantas voluntárias não eliminadas no período do vazio sanitário. Por isso é importante levar em conta a adoção de boas práticas de manejo para evitar perdas com a doença”, alerta Sergio Zambon, gerente sênior de Desenvolvimento de Mercado da BASF.   

Confira as dicas da BASF para um controle fitossanitário eficiente:

Antes do plantio:

Respeite o vazio sanitário. Com essa janela sem plantas de soja a tendência é que diminua a pressão do fungo causador da ferrugem-asiática. 

Recomendamos a escolha de sementes certificadas, com alto vigor e potencial genético para que o produtor rural assegure uma boa produtividade.

É essencial, também, fazer o tratamento das sementes. Esse manejo é fundamental para uma boa germinação e um bom estabelecimento da lavoura, livre de pragas e doenças de solo.

Utilize materiais com maior tolerância genética e, se possível, variedades de ciclos mais precoces.

Mantenha a fertilidade do solo e faça a adubação de base bem feita.

É importante planejar o plantio para a época mais recomendada em cada região. O período ideal da semeadura auxilia a cultura a alcançar o máximo potencial produtivo. 

Siga as recomendações sobre o estande mais adequado para cada cultivar que será utilizada na lavoura. Essa técnica influencia diretamente na produtividade da soja.

Lavoura estabelecida:

Com o plantio finalizado, o produtor precisa fazer um monitoramento constante das doenças no cultivo de soja.

Priorize o manejo preventivo da ferrugem-asiática ainda no estágio vegetativo da planta.

Para ser mais assertivo no manejo faça as aplicações dos fungicidas nos intervalos e doses indicados na bula.

É muito importante rotacionar fungicidas com diferentes mecanismos de ação como Triazóis, Estrobilurinas, Carboxamidas, Morfolinas e Multissítios. 

A efetividade do controle químico passa pela escolha adequada da tecnologia de aplicação e pelo gerenciamento dos maquinários utilizados nas lavouras, podendo contribuir com a redução de até 30% do custo operacional do produtor rural.

Associe os fungicidas multissitios em todas as aplicações visando um melhor controle e manejo da resistência do fungo.

Após colheita:

Faça a rotação de culturas. Esse manejo auxilia no combate de doenças, pragas e plantas daninhas. Também beneficia a reciclagem de nutrientes, a cobertura e proteção do solo, pois os resíduos dos cultivos de inverno são bons para as áreas que receberão a soja.

Atenção: não plante soja safrinha. Plantar soja sobre soja aumenta consideravelmente o risco de pragas e doenças, principalmente da ferrugem-asiática, aumentado a exposição dos fungicidas ao fungo.

Elimine a soja voluntária, também conhecida como guaxa, que fica na lavoura após a colheita ou no acostamento das estradas que carregam o grão. 

A BASF possui um portfólio completo para o manejo da ferrugem na lavoura de soja. Destaque para os fungicidas Status®, Orkestra® SC, Ativum®e Versatilis®. Para mais detalhes acesse o site www.basf.agro.com.br ou então entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente da BASF no 0800 0192 500.   

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
BASF

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário