Chuvas chegaram "no tempo certo" para soja e milho do Uruguai

Publicado em 17/01/2018 09:09

Ainda que a situação não fosse crítica, as chuvas trouxeram alívio para os cultivos de soja e milho do Uruguai. Não estava faltando mais água do que nos outros anos, mas as áreas vinham sofrendo bastante.

"Os cultivos de soja estão muito bem implantados e com bom desenvolvimento", assegurou ao El País Rural o engenheiro agrônomo Marcos Carrera, responsável por Assuntos Corporativos da Monsanto. Para Carrera, as chuvas chegaram no tempo certo, por mais que não houvesse nenhuma crise do ponto de vista do déficit hídrico.

O período crítico na soja depende muito dos ciclos do cultivo e da época de plantio. No caso do milho, se os cultivos de primeira etapa não tivessem recebido as chuvas de meados de dezembro de 2017, estariam enfrentando sérios problemas, já que o rendimento seria comprometido.

Carrera disse que hoje o milho "está bom e enchendo grãos" e a expectativa dos produtores está centrada em ver quais rendimentos irão obter com essa safra de verão. "Se as chuvas seguirem acompanhando, vai ser um bom ano", agregou Carrera.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Rurales El País

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira
Soja sem novidades em Chicago e a baixa demanda pelo grão americano promovem dia de muita oscilação, mas poucas mudanças no preços
Emater: Colheita da soja avança no Rio Grande do Sul