Chuvas afetam rendimento da soja no Paraguai; média é de 2000kg/ha até o momento

Publicado em 29/01/2018 09:25

As chuvas das últimas semanas afetaram os cultivos de soja no Paraguai em rendimento e em qualidade, como apontou Héctor Cristaldo, presidente da União de Grêmios da Produção (UGP) em entrevista ao ABC, quando questionado sobre os efeitos do clima sobre a oleaginosa.

Ele comentou que houve um período de 11 a 12 dias de muitas chuvas que, em alguns casos, causaram prejuízo porque as lavouras não puderam ser colhidas a tempo.

"As primeiras parcelas não estão apresentando um rendimento muito bom. As outras, vamos ver como avançamos e, se o tempo ajudar, colher o mais rápido possível enquanto elas amadurecem. A soja plantada precocemente foi a mais atingida", manifestou Cristaldo.

Ele disse que as chuvas afetaram os grãos principalmente em rendimento e qualidade e também aos grãos maduros que não puderam ser colhidos a tempo. "O rendimento não está passando de 2000kg por hectare", apontou.

O dirigente, contudo, aguarda que esta nova etapa mostre resultados diferentes. "Acreditamos que podemos melhorar nessa parte, mas tudo vai depender do clima. Muita chuva todos os dias dificulta muito mais", disse.

Nos próximos dias e até o final de fevereiro os produtores poderão ter um panorama mais claro, já que o pico da colheita está chegando.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: ElAgro.com.py

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira
Soja sem novidades em Chicago e a baixa demanda pelo grão americano promovem dia de muita oscilação, mas poucas mudanças no preços
Emater: Colheita da soja avança no Rio Grande do Sul