Ministério da Agroindústria da Argentina aponta que área afetada pela seca é de 28 mi ha

Publicado em 16/02/2018 08:27

Na Argentina, a safra 2016/17 continua em risco por conta da falta de água e são cada vez mais contundentes os informes que refletem a magnitude do impacto da seca, que avançou sobre 65% da zona agrícola núcleo e já fez com que mais de 13 milhões de hectares no país com soja, milho e girassol estivessem em uma condição entre regular e ruim.

Segundo dados do Escritório de Risco Agropecuário (ORA) do Ministério da Agroindústria do país, a zona dos Pampas afetada pela seca estaria próxima de 28 milhões de hectares. Deste total, Buenos Aires tem 13 milhões de hectares (43% de sua superfície total), Santa Fe, 4,7 milhões de hectares (33% do território), La Pampa, 5 milhões de hectares (35%), Córdoba, 4 milhões de hectares (24%) e Entre Ríos, um milhão de hectares (14%).

"A situação é muito difícil e as quedas na produção que já assumimos devem crescer de forma exponencial nos próximos dias", expressou Martín Moreno, diretor nacional de Estimativas Agrícolas e Delegações do Ministério da Agroindústria. Moreno também apontou que, embora haja este panorama, "a situação melhorou em algumas zonas, como o Noroeste Argentino, o Nordeste Argentino e o sudeste de Córdoba, de forma significativa, e em algumas zonas de Santa Fe e Buenos Aires, de forma leve".

Ontem, a Bolsa de Cereais de Buenos Aires indicou que há mais de 13 milhões de hectares afetados. Contudo, Moreno acredita que "ainda é prematuro pensar que seja totalmente irreversível o efeito da falta de água por conta da capacidade de recuperação do cultivo", mas que o ORA já assume uma diminuição significativa no rendimento.

Com informações do La Nación

Neste momento, o Notícias Agrícolas está na Argentina com a Labhoro Corretora para acompanhar de perto a situação das lavouras. Clique aqui e confira!

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto