Soja: Chicago testa realização de lucros, mas volta a subir nesta 6ª e mantém foco na Argentina

Publicado em 23/02/2018 13:59

No início da tarde desta sexta-feira (23), os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago seguem trabalhando do lado positivo da tabela, porém, com ganhos moderados. As cotações subiam, por volta de 13h30 (horário de Brasília), entre 1 e 1,25 ponto, com o maio/18 sendo negociado a US$ 10,44 por bushel. 

O mercado, embora em um tom mais calmo, segue positivo e se mantém focado nas adversidades climáticas que seguem preocupando na Argentina. O tempo quente e seco atuante no país nesse momento e previsto para continuar pelos próximos 15 dias, já levaram as bolsas de Rosário e Buenos Aires a trazerem perspectivas de uma safra de menos de 50 milhões de toneladas nesta temporada. 

"A Argentina continua sendo um foco das atenções, onde o cenário de seca se intensifica com a falta da chegada de precipitações. O padrão árido na Argentina deve perdurar por mais 10-12 dias, elevando os níveis de estresse hídrico e, se confirmado, reduzindo ainda mais as estimativas de produtividade", dizem os analistas de mercado da AgResource Mercosul (ARC).

Nesta sexta-feira, ainda, continua o Agricultural Outlook Forum, do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), e novos números para a temporada 2018/19 são esperados. O impacto das informações, porém, pode ser limitado, como aconteceu com os dados de área trazidos ontem, mostrando uma ligeira redução para os cultivos de soja e milho em relação ao ano anterior. 

O mercado internacional se vale ainda de um novo anúncio de vendas de soja pelos EUA nesta sexta, feito pelo USDA, de 106 mil toneladas. Do total, 40 mil toneladas foram da safra 2017/18 e 66 mil da 2018/19. Este é o segundo anúncio da semana, já que nesta quinta-feira foram anunciadas outras 110 mil toneladas vendidas. 

Na contramão, o boletim semanal de vendas para exportação trouxeram um 'cancelamento' de 109,1 mil toneladas da safra 2017/18, enquanto os traders tinham expectativas de algo entre 600 mil e 1,1 milhão de toneladas. Já da safra 2018/19, de acordo com o reporte, foram vendidas 222,1 mil toneladas. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em Chicago, óleo despenca mais de 3% e pressiona ainda mais preços da soja nesta 3ª feira
Anec faz leve ajuste na exportação de soja do país em abril, que deve cair ante 2023
Apesar de altas no farelo e baixas intensas no óleo, soja trabalha com estabilidade em Chicago nesta 3ª
Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª