Argentina: soja poderá ter queda de até 46% do rendimento na região núcleo, diz cooperativa

Publicado em 26/02/2018 09:20

Por conta da seca, a soja na região agrícola núcleo da Argentina, compreendida pelo sul de Santa Fe, o sul de Córdoba e o norte de Buenos Aires, terão perdas de até 46% de seu rendimento, sendo que estas representam as terras mais ricas do país.

O dado foi levantado por técnicos da cooperativa Agricultores Federados Argentinos (AFA). Na região, a soja de primeira etapa, plantada em outubro, se encontra em sua última etapa de enchimento de grãos.

"É muito provável que o componente de rendimento, o peso do grão, se veja sensivelmente afetado, obtendo rendimentos menores aos esperados para esta safra", indica o trabalho. Para a soja desta data de plantio, a AFA estima uma queda de 27% no rendimento.

O trabalho também destaca que a situação para a região segue sendo agravada, já que as previsões climáticas não são favoráveis a curto prazo. Anteontem (24), houveram chuvas em setores pontuais de Córdoba, de cerca de 20mm a 30mm e em La Pampa, mas as chuvas não passaram pela maior parte da região núcleo.

A AFA também visualiza que, em outras localidades, as perdas para a soja de primeira etapa podem ultrapassar significativamente a média, chegando a 44% em alguns casos.

Já a soja de segunda etapa, que é plantada após o trigo, está pior do que a de primeira, com cultivos já perdidos.

"A situação é bastante dramática. Em muitos casos, o cultivo já se perdeu ou estaria sendo perdido, se não receber chuvas nos próximos dias. As áreas que ainda contam com reservas de alguma chuva pontual se encontram em etapas reprodutivas", sinaliza. Para esta data de plantio, a queda de rendimento estimada é de 46%, com picos de até 83% em alguns lugares. A AFA deixa o número aberto, entretanto, pois, se não forem registradas mais chuvas, as perdas podem aumentar.

Milho

A cooperativa também detalha uma queda importante para o milho. Para o plantio feito mais cedo, entre setembro e outubro, a queda no rendimento pode ser de 26%. O plantio mais tardio também deverá ter fortes quedas no rendimento, que poderão ser maiores nos próximos dias, já que essas áreas também estão em etapas críticas.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: La Nación

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira
Safra recorde: Biond Agro projeta mais de 176 milhões de toneladas de soja no Brasil em 2025/26
USDA informa nova venda de soja para China com volumes da safra 26/27
Agrural: Estimativa de produção de soja sobe; colheita começa em áreas pontuais