Mudança climática ocasiona perdas milionárias para produção agrícola da Bolívia

Publicado em 20/03/2018 10:22

Os extremos climáticos diminuiram a capacidade produtiva do departamento de Santa Cruz, principal produtor de alimentos da Bolívia, até alcançar perdas que ficam por volta dos US$120 milhões, segundo a Associação de Produtores de Oleaginosas e Trigo (Anapo) do país.

Os produtores viram suas colheitas sendo destruídas - e, assim, sua subsistência - e se queixam de que ninguém os apoiou economicamente diante das inundações e da seca.

Em uma viagem ao campo do departamento, organizada pelo Instituto Boliviano de Comércio Exterior (IBCE), o presidente da Anapo, Marcelo Pantoja, reconheceu o grave impacto de fenômenos como o La Niña com inundações no norte ou, então, da intensa seca na parte leste de Santa Cruz.

"Tem sido um ano muito difícil. Tivemos eventos muito diferentes em várias zonas do departamento. Na zona norte perdemos 400.000 toneladas de soja", comentou Pantoja.

A oleaginosa é o principal cultivo do país, com uma superfície que supera 1 milhão de hectares, complementados com outros de rotação como arroz, milho, sorgo, algodão e cana de açúcar.

Muitos solicitam que a Bolívia se abra para o mercado de transgênicos para melhorar o rendimento dos cultivos e também as condições dos custos. Até o momento, o país não permite o plantio desse tipo de sementes, mas permite o consumo importado de países vizinhos, de forma que os produtores locais se consideram prejudicados.

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
notiboliviarural.com

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário