Produção de soja cresceu 16% no Paraguai, aponta IGC

Publicado em 09/04/2018 10:14

De acordo com o último boletim do Conselho Internacional de Grãos (IGC), a produção paraguaia de soja cresceu 16% na safra 2017/18 em comparação com a anterior, alcançando 10,3 milhões de toneladas. Na temporada 2016/17, a produção nacional registrou um volume de 8,9 milhões de toneladas, segundo a entidade, que toma como referência os períodos entre março e fevereiro para cada safra.

Se for somado o remanescente da safra passada, a disponibilidade de matéria prima no Paraguai foi de 10,4 milhões de toneladas, das quais 5,9 milhões de toneladas são destinadas para a exportação em grão, 3,9 milhões de toneladas para a indústria moageira local e 0,7 milhões de toneladas para alimentação animal e estoques.

O IGC ainda apontou que a indústria de soja paraguaia teve um crescimento de 15% na safra 2017/18. O volume de processamento da safra 2016/17 foi de 3,4 milhões de toneladas, enquanto a safra 2017/18 teve um volume de 3,9 milhões de toneladas.

Apesar de alguns riscos de maior saída de matéria prima, a indústria de soja possui boas perspectivas para esse ano, com um importante crescimento sendo previsto. A Câmara Paraguaia de Processadores de Oleaginosas e Cereais (Cappro) comunicou que essas perspectivas vêm sendo consolidadas conforme a safra avança. Espera-se que a moagem supere a média dos últimos cinco anos.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: La Nación Paraguai

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Início de greve na Argentina faz farelo subir mais de 3% em Chicago e soja intensifica altas nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação