Argentina continua como principal exportador mundial de óleo de soja, diz Bolsa de Rosario

Publicado em 17/04/2018 09:35

Um boletim da Bolsa de Comércio de Rosario (BCR) afirma que "a Argentina continua em seu lugar de privilégio como principal exportador mundial de óleo de soja", com um papel importante do complexo Gran Rosario, onde se situa um dos maiores polos de industrialização da oleaginosa do mundo.

Segundo o boletim da BCR, foram embarcadas 5,6 milhões de toneladas de óleo de soja na Argentina (contabilizando tanto o produto nacional como o proveniente do Paraguai e da Bolívia), dos quais 99% saíram de Gran Rosario.

Quatro de cada dez toneladas foram embarcadas em dois terminais: Renova, proriedade da Oleaginosa Moreno y Vincentín, que totalizou 1,23 milhões de toneladas (22%) e Terminal 6, da ADG e da Bunge, que somou 1,06 milhões de toneladas (19%).

No total, contabilizando também derivados de girassol e de algodão, foram 5,8 milhões de toneladas de óleos vegetais embarcadas pela Argentina, sendo 98% a partir de Gran Rosario.

A BCR também destacou que foram embarcadas 31,7 milhões de toneladas de soja peletizada, somando Argentina, Paraguai e Bolívia, das quais 97% foram embarcadas em Gran Rosario.

Tradução: Izadora Pimenta

 

Fonte: Agrovoz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produtores de soja da Argentina aguardam alta de preços para vender safra prejudicada por chuvas
Importações de soja do Brasil pela China aumentam 11,7% em abril ano a ano
Preços da soja sobem em Chicago nesta 2ª feira, acompanhando nova disparada do trigo
Soja/Cepea: Greve na Argentina eleva demanda por derivados brasileiros
Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea