Argentina: deputada do Cambiemos pede para que produtores vendam soja para ajudar economia; setor contesta

Publicado em 11/05/2018 10:56

Em meio à alta do dólar, que preocupa o Governo argentino - e obrigou este a pedir ajuda ao Fundo Monetário Internacional (FMI) - a deputada Elisa Carrió (Cambiemos) pediu aos produtores do país para que estes não retenham a soja e vendam o produto para gerar entrada de dinheiro ao país.

Segundo várias projeções, sem considerar a safra atual, os produtores ainda possuem de 10 a 12 milhões de toneladas para serem vendidas, avaliadas em US$5 bilhões. Outras estimativas apontam que o volume que ainda há para vender não é maior do que 7 milhões de toneladas, a US$3 bilhões.

Carrió fez esse pedido aos produtores em sua conta de Twitter, apontando que o partido "acompanhou o campo nos momentos difíceis". Contudo, o setor do agronegócio argentino contestou as declarações da deputada.

Para Carlos Iannizzotto, presidente da Coninagro, a declaração da deputada é ingênua: "a verdadeira questão é o problema financeiro que esse Governo não resolveu". Segundo o dirigente, a deputada teria que pedir para o Governo "mudar a política monetária" por outra "a favor da produção".

Dardo Chiesa, presidente da Confederações Rurais Argentinas (CRA), também contestou os apontamentos da deputada. "Temos produtores que ainda não colheram a soja e uma grande maioria está quebrada. Se o produtor está escalonando as vendas é porque há uma instabilidade tremenda e desconfiança com o que irá ocorrer com a economia", apontou, acrescentando que a deputada deveria mirar o setor exportador ao invés dos produtores.

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
La Nación

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário