Vazio sanitário da soja começa este mês e vai até 15 de setembro em Mato Grosso

Publicado em 06/06/2018 12:46

O vazio sanitário para a cultura da soja começa dia 15 e acaba em 15 de setembro no Mato Grosso. O período foi definido pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso. Durante 90 dias, não poderá haver plantas vivas de soja cultivadas ou guaxas (germinação voluntária). O objetivo do vazio sanitário é reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem-asiática, Phakopsora pachyrhizi, na entressafra e assim atrasar a ocorrência da doença durante a safra.

Na safra 2017/18 foram cadastradas 11.787 fazendas, com área plantada declarada em 7.948.374,29 hectares. O vazio sanitário da soja foi instituído em Mato Grosso como medida fitossanitária desde 2006. O fungo que causa a ferrugem-asiática precisa de hospedeiro vivo para se desenvolver e multiplicar. Ao eliminar as plantas de soja na entressafra “quebra-se” o ciclo do fungo, reduzindo assim a quantidade de esporos presentes no ambiente.

Veja a notícia na íntegra no site do Só Notícias

Fonte: Só Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem nova alta em Chicago, fica acima dos US$12/bushel, mas continuidade do movimento ainda depende do clima nos EUA
Paraguai: soja safrinha terá um dos menores rendimentos dos últimos anos, diz StoneX
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Soja mantém movimento de alta e sobe mais de 1% em Chicago nesta 6ª; chuvas no RS em foco