Com presença de El Niño, safra de verão da Argentina deve ser 40% melhor

Publicado em 10/07/2018 10:28

Na Argentina, diversas previsões meterológicas apontam que a safra 2018/19 terá melhores condições hídricas, favorecendo os cultivos de soja e milho na safra de verão, como destaca o Clarín Rural.

A expectativa dos argentinos é de que o mês de outubro conte com um fenômeno El Niño. Essa expectativa é tanto do campo quanto do Governo, que se encontram em uma situação delicada após a forte seca que provocou perdas financeiras.

O El Niño representa uma boa quantidade de chuvas. Tanto o meterologista Leonardo De Benedictis quanto José Luis Aiello, especialista em Ciências Atmosféricas da Bolsa de Comércio de Rosario (BCR), são dois especialistas que apontam para a incidência do fenômeno sobre a safra argentina.

Caso a previsão se confirme - em contraposição ao La Niña, símbolo da falta de chuvas, como ocorreu no primeiro trimestre deste ano - o contexto ambiental determinaria que a próxima safra de soja e milho seja muito melhor - aproximadamente 40% acima da que está sendo finalizada.

Os primeiros sinais dessa realidade vieram em abril, com chuvas que formaram um cenário ideal para o trigo, o principal cultivo de inverno da Argentina.

Com informações do Clarín Rural

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea
Prêmios da soja começam a subir e produtor tem bom momento para travas pensando na safra 24/25, diz analista
Preços da soja sobem em Chicago nesta 6ª feira, acompanhando demais commodities
Prêmios da soja disparam na primeira quinzena de maio, atingem maior patamar do ano e sinalizam oferta mais curta no Brasil
Colheita de soja do RS atinge 85% da área; Emater vê "drástica" redução na qualidade