Área plantada de soja deve crescer 3% na próxima safra, diz Céleres

Publicado em 15/08/2018 08:32 e atualizado em 15/08/2018 09:03

A consultoria Céleres divulgou nesta terça-feira (14/8) a sua primeira previsão para a soja no ciclo 2018/2019. A consultoria projeta aumento de área plantada de 3,1%, para 36,17 milhões de hectares, atribuindo o crescimento a um cenário de considerável rentabilidade na safra anterior e a uma perspectiva favorável para as margens em 2018/2019. "A área a ser plantada só não é maior devido à competitividade de milho no próximo verão, ao risco de valorização do real para 2019, às dificuldades operacionais e aos custos na logística de insumos, sobretudo fertilizantes, que estão sendo percebidos agora", disse a Céleres, em relatório que acompanha o levantamento.

A consultoria destacou que, por enquanto, é esperado um cenário de neutralidade entre La Niña e El Niño, com "condições climáticas dentro da normal na época de plantio da oleaginosa". Com isso, projeta que a produção brasileira de soja pode chegar a 119,63 milhões de toneladas, 0,7% acima da safra atual. Considerando a tendência de produtividade dos últimos 15 anos, o rendimento esperado é de 3,31 toneladas por hectare, ante 3,39 toneladas por hectare projetados anteriormente.

"O apetite chinês ainda mais forte mantém o cenário de abastecimento interno enxuto e, junto com o dólar valorizado e com prêmios excepcionais, deverá sustentar os preços no mercado interno em 2019, mesmo com a expectativa de mais uma safra cheia no país", disse a consultoria. A rentabilidade operacional esperada para safra 2018/2019 está estimada em R$ 1.191,00 por hectare, em média. "Apesar de serem menores do que a rentabilidade efetiva na safra 2017/2018, as margens projetadas se mostram elevadas e deverão incentivar o aumento de área por parte do produtor", disse a consultoria. "Os preços, apesar de estarem menores que os observados nesta safra, estão em patamares historicamente altos e remuneradores."

Leia a notícia na íntegra no site do Globo Rural com informações do Estadão Conteúdo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural + Estadão Conteúdo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • elcio sakai vianópolis - GO

    Esqueceram de colocar no prognostico, que apesar de ter uma expectativa de aumento de área de soja, em alguns lugares está suspensa a venda de adubo de várias marcas e como a comercialização de soja futura está travada, haverá menores números de troca por insumos (barter). Esse próximo ano safra pode ser um ano muito bom pros produtores, do mesmo jeito que pode ser um ano péssimo. Se não for resolvido os problemas atuais rapidamente, podemos ter uma cultura com redução de adubação, com um custo alto devido a valorização do dólar na compra dos insumos e talvez um dólar mais depreciado na hora da comercialização. Infelizmente esta situação pode ser ainda pior no caso do milho, já que o milho há necessidade de maior investimentos na parte de adubo em relação a soja.

    0