Processadores de soja do Brasil podem ter margem negativa no 4º tri, diz Cepea

Publicado em 21/09/2018 14:22

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - As indústrias brasileiras processadoras de soja podem ter margens negativas no último trimestre de 2018, considerando a alta dos preços da matéria-prima e os valores previstos para os derivados (farelo e o óleo), avaliou nesta sexta-feira o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Segundo o centro da Esalq/USP, a avaliação considera os preços FOB de soja, do farelo e do óleo negociados nesta semana com vencimento em outubro, novembro e dezembro.

"Esse cenário se deve às significativas altas nos preços do grão e à consecutiva dificuldade de indústrias em repassar essa elevação aos derivados", afirmou o Cepea, ponderando que muitas fábricas têm a matéria-prima estocada, adquirida anteriormente a preços menores, o que evitaria perdas.

Com o dólar próximo de máximas históricas frente ao real, o que compensa uma queda nos preços internacionais da soja em Chicago, que estão perto de mínimas de dez anos, a cotação da oleaginosa no Brasil está nos maiores níveis desde meados de 2016, contando com uma forte demanda da China, que tem evitado o produto norte-americano devido a uma tarifa de 25 por cento.

Neste momento de entressafra no Brasil, em que produtores estão iniciando o plantio da temporada 2018/19, o preço referencial de Paranaguá está em 96,17 reais por saca, segundo o indicador Esalq/BM&FBovespa, após ter atingido máxima em mais de dois anos na sexta-feira da semana passada, a 96,95 reais. Em junho de 2016, o produto foi cotado acima de 97 reais a saca.

Conforme o Cepea, a situação da indústria processadora de soja no quarto trimestre só não será mais desafiadora porque exportações dos derivados, especialmente farelo, estão aquecidas.

A margem das processadoras, com a alta da matéria-prima, aperta-se apesar de preços relativamente elevados do farelo de soja, que por sua vez tem afetado a indústria produtora de carnes.

"No caso do farelo de soja, pecuaristas, principais compradores desse derivado, trabalham com margem de lucro reduzida desde o início do ano, especialmente avicultores e suinocultores", disse o Cepea.

Essa situação, acrescentou o centro de estudos, leva parte dos agentes do setor pecuário a ter interesse em importar o farelo de soja da Argentina.

Na quinta-feira, o "“Crush Margin"” calculado pelo Cepea no Porto de Paranaguá ficou negativo em 5,16 dólares/tonelada para o contrato outubro/18, em -2,48 dólar/tonelada para novembro/18 e -9,27 dólar/tonelada para dezembro/18.

Por outro lado, as exportações de farelo e óleo de soja seguem elevadas, impedindo queda mais acentuada na margem de lucro das indústrias brasileiras.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário