USDA: Confirmadas expectativas para estoques de soja nos EUA podem indicar consumo recorde

Publicado em 27/09/2018 15:57

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) traz, nesta sexta-feira (28), seu novo reporte de estoques trimestrais de grãos com volumes referentes à data de 1º de setembro. E as expectativas, em linhas gerais, apontam, para maiores estoques de soja em relação aos do ano passado e em números menores para o milho. 

A consultoria internacional Allendale estima que, no caso da oleaginosa, o aumento em relação a setembro de 2017 seja de 33% - alcançando uma média de 10,19 milhões de toneladas - enquanto os de milho podem ser 12% menores do que os do ano passado, com 54,7 milhões de toneladas. 

Há um ano, os estoques trimestrais de soja dos EUA eram de 8,22 milhões de toneladas e os de milho de 58,25 milhões. 

Já para a DowJones Newswire, o intervalo esperado para a oleaginosa é de 10,48 a 11,1 milhões de toneladas, com média de 10,72 milhões. 

Os números altos, porém, podem não se confirmar. Como explica o analista de grãos do portal internacional DTN The Progressive Farmer, Todd Hultman, a estimativa inicial do USDA para os estoques finais da safra 2017 dos EUA de 13,06 milhões de toneladas em maio foram altas demais, 22% mais do que a média esperada pela agência para esta sexta, de 10,72 milhões. 

"Se essa teoria se confirmar, esta será a 23ª vez nos últimos 28 anos que a estimativa inicial do USDA sobre os estoques de soja teria sido alta demais, um fator baixista que pode ter castigado indevidamente os preços da soja nos Estados Unidos", diz Hultman. 

O especialista completa dizendo que se os números ds pesquisa DowJones se confirmarem nestas sexta-feira, a utilização de soja na temporada 2017/18 terá alcançado um recorde de 117,6 milhões de toneladas. "Ainda mais surpreendente será a demanda recorde no quarto trimestre, de 22,53 milhões, que parece bem provável, apesar da taxação da China de 25% sobre a soja americana que começou a valer no último dia 6 de julho.

Trigo

As expectativas para os estoques trimestrais de trigo variam de 58,65 a 66,49 milhões de toneladas, com média de 63,96 milhões de toneladas. Em 1º de setembro de 2017, esse número era de 61,67 milhões de toneladas. 

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira