Plantio de soja vai a 27,5% no país; MT e PR já semearam metade de área, diz Safras

Publicado em 22/10/2018 12:30 e atualizado em 22/10/2018 13:31

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O plantio de soja da safra 2018/19 no Brasil avançou para 27,5 por cento da área até sexta-feira, adiantado na comparação anual graças a trabalhos acelerados principalmente em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná, informou a Safras & Mercado nesta segunda-feira.

Conforme a consultoria, a semeadura avançou 9,9 pontos em uma semana e está à frente dos 18,5 por cento de um ano atrás e também dos 17,7 por cento da média para o período.

Maior produtor nacional, Mato Grosso já plantou metade da área prevista, contra 30 por cento na semana imediatamente anterior e 25 por cento tanto na comparação anual quanto com a média.

"Mato Grosso começou antecipadamente, e o pessoal encontrou condições bem favoráveis para o plantio. O pessoal pegou toda essa condição favorável, conseguiu desenvolver bem, principalmente no sudoeste", afirmou o consultor Evandro Oliveira, da Safras & Mercado, destacando que as atividades de campo no Estado já entram em sua terceira semana.

Segundo ele, as chuvas até foram irregulares em Mato Grosso, mas não a ponto de impactar a umidade no solo. "As preocupações que havia não se concretizaram", frisou.

O mesmo não se pode dizer sobre o Paraná, o segundo maior produtor nacional de soja.

No Estado da região Sul, o plantio avançou nove pontos na semana, para 50 por cento, acima dos 43 por cento da média histórica. Entretanto, passou a ficar levemente aquém dos 51 por cento de um ano atrás justamente em razão do excesso de chuvas.

Oliveira ponderou, contudo, que por ora não há riscos à qualidade da oleaginosa plantada no Paraná, que ainda contribui para puxar a média nacional para cima.

Em Mato Grosso do Sul, a Safras reportou plantio em 35 por cento da área, quase estável na comparação anual, mas superior em relação aos 29 por cento de média.

A semeadura também está adiantada em Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Bahia.

A Safras & Mercado prevê uma produção recorde de 121,1 milhões de toneladas de soja na temporada 2018/19 no Brasil, em uma área também histórica de 36,382 milhões de hectares.

Para Oliveira, uma colheita antecipada dependerá das condições climáticas ao longo do desenvolvimento das lavouras.

"Não descarto uma colheita antecipada e soja disponível mais cedo do que de costume. Se o clima continuar ajudando, a gente pode ver uma colheita antecipada, sim", concluiu.

(Por José Roberto Gomes)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário