Importação de soja pela China deve cair a 91 mi t em 18/19, prevê Informa

Publicado em 14/11/2018 09:10

GUANGZHOU/PEQUIM (Reuters) - As importações de soja pela China em 2018/19 devem cair para 91 milhões de toneladas, ante 94 milhões de toneladas na temporada anterior, em meio a uma disputa comercial com os EUA, afirmou um analista da Informa Economics nesta quarta-feira.

A China, que compra 60 por cento da soja comercializada no mundo, está envolvida em uma amarga guerra comercial com os Estados Unidos. O país restringiu as compras de grãos dos EUA.

Pequim impôs uma tarifa de 25 por cento em uma lista de produtos dos EUA, incluindo soja, em 6 de julho, em resposta a medidas semelhantes aplicadas pelos norte-americanos sobre produtos chineses.

Neste contexto, a previsão é de que a produção e as exportações brasileiras de soja aumentem, disse Peter Rohde, vice-presidente da Informa Economics, em uma conferência do setor em Guangzhou.

Ele projetou as exportações brasileiras de soja em um recorde de 80 milhões de toneladas em 2019/20, em comparação com 79,3 milhões de toneladas no ano anterior.

(Por Hallie Gu e Dominique Patton)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Início de greve na Argentina faz farelo subir mais de 3% em Chicago e soja intensifica altas nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação