Abiove revisa e eleva vendas de soja do Brasil; exportação gerará mais de US$ 40 bi ao País

Publicado em 10/12/2018 21:01

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil deverá exportar um recorde de 82,7 milhões de toneladas de soja em 2018, diante da forte demanda da China e com estoques iniciais superiores aos previstos no começo do ano, apontou nesta segunda-feira a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

Até novembro, a previsão da Abiove de exportações do país era de 79 milhões de toneladas.

Como as exportações superaram em muito o esperado, considerando dados anteriores de oferta e consumo interno, a Abiove acabou realizando uma revisão histórica do item "sementes e outros usos" do seu balanço de oferta e demanda, retroativa a 1999.

Dessa forma, a associação que reúne as principais companhias do setor pôde elevar os números de estoques iniciais de 2018 em cerca de 5 milhões de toneladas, na comparação com novembro, para 10,3 milhões de toneladas.

"Como houve redução do volume neste item ("sementes e outros usos), desde 1999, o estoque final de cada ano aumentou. Portanto, o estoque inicial também, até que chegamos a um estoque inicial maior do que o previsto inicialmente em 2018", afirmou à Reuters o economista-chefe da Abiove, Daniel Amaral.

"Esse item foi escolhido com base na experiência dos últimos anos (relativa ao) uso de sementes e perdas ao longo do processo. Percebemos que este é um item que tem parâmetros técnicos que respaldam uma revisão", explicou.

O aumento na previsão da exportação foi realizado, também, sem a Abiove alterar a estimativa da safra deste ano, projetada em 120,5 milhões de toneladas, um recorde.

Tal revisão de dados históricos, ao final de contas, viabilizará faturamento com as vendas externas ainda maiores do maior exportador global da oleaginosa em 2018, permitindo que embarques de soja e derivados (farelo e óleo) atinjam recorde de 40,3 bilhões de dólares em 2018, ante 39,15 bilhões na previsão de novembro.

Apesar da elevação na previsão de exportação de 2018, economista-chefe da Abiove não descartou um novo aumento nas estimativas de embarques ainda para este ano, a depender do ritmo de movimentação em dezembro do principal produto da pauta exportadora brasileira.

2019

No mesmo relatório, a Abiove elevou previsão de safra de soja do Brasil em 2019 para 120,9 milhões de toneladas, ante 119,5 milhões previstos em novembro, com as lavouras registrando um bom desenvolvimento de maneira geral.

A associação, por outro lado, manteve estimativa de exportação de soja do Brasil em 2019 em 73,9 milhões de toneladas. Também não alterou os dados de processamento para o ano que vem, estimados em 43,2 milhões de toneladas, ante 43,6 milhões em 2018.

O faturamento com a exportação de soja em grão, farelo e óleo de soja do Brasil em 2019 foi previsto em 34,2 bilhões de dólares em 2019.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário