China compra ao menos 3 cargas de soja dos EUA, dizem operadores

Publicado em 07/01/2019 14:20

LOGO REUTERS

CHICAGO (Reuters) - Importadores chineses compraram pelo menos três carregamentos de soja norte-americana nesta segunda-feira, ou cerca de 180 mil toneladas, enquanto autoridades dos dois países se reúnem para as primeiras conversas face a face desde a assinatura de um acordo de trégua na guerra comercial, disseram dois comerciantes com conhecimento dos negócios.

Um dos traders disse que o total de vendas ficou próximo de 15 cargas, ou cerca de 900 mil toneladas, que serão enviadas até março por terminais no noroeste do Pacífico e ao longo da costa do Golfo dos Estados Unidos.

EUA e China retomam negociações comerciais em reunião em Pequim

Uma comitiva de autoridades norte-americana, comandada pelo vice-representante de Comércio, Jeffrey Gerrish, está em Pequim. O objetivo é reiniciar negociações comerciais entre Estados Unidos e China em meio às tensões de ambos os lados.

O vice-primeiro-ministro da China, Liu He, coordena as conversas do lado chinês. A previsão é de dois dias de reuniões.

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem feito referências à China sobre supostas violações dos direitos de propriedade intelectual, ciberataques e transferências forçadas de tecnologia de empresas estrangeiras.

Jeffrey Gerrish, EUA, China, Comércio REUTERS/Thomas Peter
O vice-representante de Comércio dos EUA, Jeffrey Gerrish, comanda a comitiva norte-americana - Thomas Peter/Reuters/Direitos Reservados

Há informações de que a economia da China indica sinais de desaceleração em meio ao atrito comercial. O atrito também alimenta preocupações sobre a economia global, por exemplo. A Apple revisou sua previsão de lucros para baixo, citando vendas fracas na China.

Washington informou que pretende aumentar as tarifas sobre as importações chinesas se os dois países não conseguirem chegar a um acordo sobre questões comerciais até primeiro de março.

* Por Agência Brasil, com informações da NHK, emissora pública de televisão do Japão

Exportação de soja do Brasil inicia ano com média diária 70,6% maior, diz Secex

SÃO PAULO (Reuters) - A média diária de exportações de soja do Brasil na primeira semana do ano foi 70,6 por cento maior na comparação com o registrado em todo o janeiro de 2017, informou nesta segunda-feira a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Os embarques ainda firmes de oleaginosa brasileira ocorrem após o país ter vendido um recorde de quase 84 milhões de toneladas de soja em 2018, na esteira de um forte apetite da China em meio à guerra comercial com os Estados Unidos.

Conforme a Secex, até a primeira semana de janeiro, o que compreende apenas três dias úteis, foram exportadas 121,3 mil toneladas de soja por dia, totalizando 363,9 mil toneladas. Há um ano, a média diária de embarques foi de 71,1 mil toneladas.

Em dezembro, contudo, o Brasil exportou mais, com cerca de 211,6 mil toneladas de soja por dia, ainda de acordo com os dados da secretaria.

A expectativa é de que esses negócios aumentem a partir de agora, tendo em vista que já há áreas com colheita de soja.

No caso do milho, houve incremento de 57,3 por cento na comparação anual, para uma média diária de 216,1 mil toneladas até a primeira semana de janeiro. Segundo a Secex, o total enviado ao exterior foi de 648,3 mil toneladas do cereal.

Em dezembro, o Brasil embarcou 200,7 mil toneladas de milho ao dia.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário