Céleres corta previsão para safra de soja do Brasil a 117,2 mi t por tempo seco

Publicado em 16/01/2019 14:53 e atualizado em 16/01/2019 15:30

LOGO REUTERS

Por José Roberto Gomes

SÃO PAULO (Reuters) - A safra de soja 2018/19 do Brasil, em colheita, deverá alcançar 117,2 milhões de toneladas, disse a consultoria Céleres à Reuters nesta quarta-feira, em um corte de cerca de 5 milhões de toneladas, ou 4 por cento, ante a estimativa passada, de novembro.

A revisão é mais uma dentre diversas outras feitas por consultorias e instituições nos últimos dias, refletindo o tempo quente e seco que afetou lavouras em importantes áreas produtoras desde dezembro.

"O que conseguimos observar, entre o final do ano passado e início deste, foi que em regiões no Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo houve grande queda de produtividade", afirmou o analista de mercado da Céleres, Enilson Nogueira.

Conforme ele, a "grande explicação" para esse impacto é que parte considerável da oleaginosa foi plantada mais cedo neste ano e, em dezembro, enfrentou a irregularidade nas chuvas e as altas temperaturas em uma importante fase de desenvolvimento, de enchimento de grãos.

A Céleres manteve sua previsão de área plantada com soja no Brasil, o maior exportador global da oleaginosa, em 36,2 milhões de hectares.

Dados do Agriculture Weather Dashboard, do Refinitiv Eikon, mostram que nos últimos 2 meses choveu aquém da média em praticamente todo o Centro-Oeste e também no Paraná e no Matopiba, fronteira agrícola composta por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Muitas áreas viram precipitações mais de 100 milímetros abaixo da média. Em Goiás, o noroeste registrou chuvas 288 milímetros inferiores ao esperado.

Na avaliação de Enilson, o recorde de colheita que inicialmente se desenhava para a atual safra já pode ser descartado, enquanto mais perdas são esperadas caso as condições climáticas não melhorem.

Assim, o ciclo 2017/18 deve seguir como o de maior produção da história, com 119,3 milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

MILHO

A Céleres também revisou suas estimativas para o milho de primeira safra, o chamado "milho verão". Segundo Enilson, o tempo adverso afetou a cultura, embora não na mesma intensidade que a soja.

A expectativa é de que o Brasil colha 28 milhões de toneladas na primeira safra de milho, ante 29 milhões na estimativa anterior. A área semeada alcança 5,48 milhões de hectares, praticamente estável entre os levantamentos, segundo os números da consultoria.

(Por José Roberto Gomes)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário