Colheita de soja 18/19 no Brasil avança para 6,1% da área; MT lidera, diz AgRural

Publicado em 18/01/2019 14:41

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de soja da safra 2018/19 no Brasil avançou para 6,1 por cento da área total, aumento de 4 pontos percentuais em uma semana e bem acima do 0,8 por cento de um ano atrás e do 1,2 por cento na média de cinco anos, informou nesta sexta-feira a AgRural.

Em boletim semanal, a consultoria destacou que Mato Grosso, maior produtor brasileiro de soja, deu gás aos trabalhos de campo e agora lidera a colheita, com 12,8 por cento da área já colhida. Há uma semana, esse percentual era de 3,9 por cento, enquanto há um ano estava em 2,8 por cento.

No Paraná, a colheita está em 11,9 por cento, contra 0,3 por cento na média de cinco anos. Por lá, os sojicultores do oeste do Estado puxam os trabalhos, "com produtividades entre 20 e 55 sacas por hectare".

Já em Goiás, que tem 4,1 por cento das lavouras colhidas, versus 1,6 por cento há uma semana e 0,2 por cento na média de cinco anos, os receios se voltam para "a falta de chuva e as temperaturas altas que têm predominado desde a virada do ano".

MILHO

A AgRural disse também que o plantio do milho de segunda safra no centro-sul do Brasil avançou para 5,6 por cento da área, contra 1,5 por cento há uma semana, 0,8 por cento há um ano e 0,9 por cento na média de cinco anos.

Assim como no caso da soja, as atividades são lideradas por Mato Grosso.

"Apesar da antecipação do plantio, em Goiás e Mato Grosso do Sul os produtores têm preferido ir com calma e esperar chuvas mais consistentes para dar impulso aos trabalhos", destacou a AgRural.

Quanto à colheita do milho de primeira safra, esta atinge 1 por cento do total plantado no centro-sul, ante 0,4 por cento uma semana antes, 1 por cento há um ano e 1,6 por cento na média de cinco anos.

(Por José Roberto Gomes)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário