Soja Plus auxilia na organização da propriedade e produtor ganha prêmio de reconhecimento estadual no MS

Publicado em 08/02/2019 10:11

Com dedicação, empenho e seguindo as orientações do programa Soja Plus, do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o agricultor, Márcio Duch, conseguiu adequar sua propriedade nos quesitos trabalhistas e ambientais. Esse é o case de sucesso da série Transformando Vidas, publicada toda sexta-feira sobre uma cadeia produtiva do estado. Nesta semana o tema é agricultura.

Após a primeira etapa da ação na Fazenda Jaraguá, em Terenos – a 30 km de Campo Grande –, Duch foi um dos três produtores premiados por mais se adequar ao programa e cumprir as orientações em todo Mato Grosso do Sul.

Duch explica como foi o processo em sua propriedade: “Os técnicos do programa fizeram uma visita aqui e apresentaram o programa. Nós logo aceitamos. O maior impacto percebido foi na organização, sinalização da propriedade e também na conscientização, tanto nossa, como dos nossos colaboradores, principalmente, em relação ao descarte adequado de embalagens de defensivos agrícolas e do lixo”, detalhou o produtor sobre as principais mudanças provocadas pelo programa.

No total o grupo administra 11 mil hectares nos municípios de Terenos e Chapadão do Sul, e todas as propriedades seguem a cartilha de orientação do Soja Plus.

Com o programa ainda em andamento, Duch explica o próximo passo: “Como muitas vezes nos dedicamos mais da produção, a parte ambiental deixamos para uma empresa terceirizada nos auxiliar. Até porque as leis mudam e nem sempre conseguimos acompanhar, implementar, fazer funcionar”, pensa Duch sobre a próxima etapa.

O Soja Plus, iniciativa do Senar/MS, orienta gratuitamente mais de 600 produtores rurais com conhecimentos que, de forma contínua e gradativa, melhoram a gestão das propriedades, em especial sob os aspectos ambientais, sociais e econômicos da produção.

Os participantes recebem um pacote de ações que inclui: visitas técnicas, kits com materiais informativos, cursos, dias de campos e orientações sobre adequação de construções, regularização ambiental, entre outros.

Para o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, a história do produtor reflete os anseios do setor. “Produzir mais e melhor, atendendo as normativas vigentes, com gerenciamento correto de seus recursos disponíveis. Esse é objetivo da iniciativa que vem mudando a realidade de agricultores do Estado”.

“Eu fiquei muito satisfeito com o projeto. A cartilha ajudou muito nessa infraestrutura da fazenda. Posso falar que 99% do que os técnicos estão nos passando, estamos implementando. Queremos estar juntos”, finalizou Duch.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Famasul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário