Ano será de "cautela" para produtor de soja do Brasil, diz ministra

Publicado em 12/03/2019 16:34

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O ano será de "cautela" para os produtores de soja do país, dada a possibilidade de acordo comercial entre Estados Unidos e China, embora por ora nenhuma solução tenha sido encontrada para a disputa entre as duas maiores economias do mundo, disse nesta terça-feira a ministra da Agricultura do Brasil, Tereza Cristina.

"Acho que os produtores de soja continuarão plantando soja, mas eu acho que todo mundo tem de olhar... Temos de ter inteligência estratégica na produção. Precisamos de mercados abertos para produzir mais. Será um ano de cautela", afirmou ela a jornalistas no intervalo de evento sobre alimentos e bebidas, em São Paulo.

A afirmação foi feita após ela ter sido questionada sobre o impacto de um eventual acordo entre China e EUA, considerando ainda preços mais baixos da soja pelos grandes estoques norte-americanos.

A China é o principal destino da soja brasileira. No ano passado, o gigante asiático se voltou com força ao Brasil após Pequim taxar a oleaginosa norte-americana em meio à guerra comercial.

Nas últimas semanas, contudo, acordos firmados garantiram a venda de alguns volumes da commodity dos EUA para a China.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estimou nesta terça-feira que os embarques de soja pelo Brasil, o maior exportador mundial da oleaginosa, devem alcançar 70 milhões de toneladas em 2018/19, ante 71,5 milhões de toneladas na previsão do mês passado.

O volume representaria uma queda de 13,6 milhões de toneladas frente ao recorde de 2017/18, quando a demanda chinesa impulsionou os embarques nacionais.

Segundo Tereza, a recuperação da safra de soja na Argentina após a seca no ano passado também representa maior concorrência no mercado internacional, ao passo que o tabelamento de fretes segue corroendo a margem do sojicultor.

"O grande vilão este ano da renda do produtor é a tabela de fretes... Tem de ser resolvido no Supremo (Tribunal Federal)... Aí não está conosco", comentou a ministra.

(Por José Roberto Gomes)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário