Imea vê menor aumento para área de soja em MT em 2019/20 (comparação histórica)

Publicado em 03/06/2019 20:39

SÃO PAULO (Reuters) - A safra de soja de Mato Grosso, maior produtor brasileiro da oleaginosa, deverá ter na temporada 2019/20 o menor aumento anual na área plantada de uma série histórica, mas ainda assim a colheita poderá ter ligeiro crescimento, para um recorde de 32,83 milhões de toneladas, com maiores produtividades estimadas, de acordo com pesquisa do Imea.

Segundo o primeiro levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) para a safra que será plantada a partir de setembro, a expectativa é de um plantio em 9,72 milhões de hectares, alta de 0,59% ante 2018/19, o equivalente a 56,7 mil hectares.

"Isso pode ser pautado em uma posição mais cautelosa dos produtores neste momento, visto que o cenário atual da soja mato-grossense está em movimento de recuperação dos preços após forte queda em abril e início de maio, em conjunto com as incertezas da guerra comercial sino-americana", disse o instituto ligado à federação dos produtores.

Dentre as regiões que devem apresentar incremento de área, destaca-se a região norte com aumento de 6,5%, ou 24,24 mil hectares, "que avançam sobre pastagem degradada".

Juntamente com o nordeste do Estado, a região norte é uma das mais novas para a soja em Mato Grosso, o que levanta preocupações sobre desmatamentos.

Em relação à produtividade média, a primeira estimativa do Imea projeta a média de 56,28 sacas por hectare na safra 2019/20, indicando uma evolução de 0,43% em relação ao rendimento da safra 2018/19, apontando assim para ser o segundo melhor da história do Estado.

"Cabe salientar, que, as projeções dos rendimentos a campo neste momento apontam o sentimento inicial do produtor, já que ainda restam ser adquiridos grande parte dos insumos da nova temporada", ponderou o Imea.

"De qualquer forma, a expectativa dos agentes de mercado é de que haja a manutenção do investimento em tecnologia no campo."

Com a área plantada estimada e a produtividade projetada, a produção em 2019/20 cresceria 1% ante a temporada 2018/19, que foi afetada por problemas climáticos. O recorde anterior foi obtido em 2017/18, com 32,6 milhões de toneladas.

MILHO

O Imea ainda fez ajustes positivos na produtividade do milho da safra 2018/19, que está sendo colhida, elevando a produção total estimada para 30,44 milhões de toneladas, o que representa incremento de 10,38% em relação à temporada 2017/18, encaminhando-se, neste momento, para a segunda maior já registrada em Mato Grosso.

"Com o início da colheita, os reportes de rendimentos, até o momento, têm sido satisfatórios em todas as regiões produtoras...", disse o Imea, relatando que a produtividade média no Estado avançou de 103,23 sacas/hectare, da estimativa anterior, para 107,03 sacas/ha, passando a apresentar um aumento de 7,5% em relação à safra anterior.

Esse aumento se deu, principalmente, pelos bons registros de chuvas em todo o período de desenvolvimento, em conjunto com o fato de que 95,8% das áreas de milho terem sido cultivadas dentro da janela ideal de semeadura no Estado, possibilitando que grande parte das lavouras se desenvolvessem dentro de um regime de precipitações ideal.

Já a produção de algodão em pluma foi mantida em 1,85 milhão de toneladas, um recorde.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário