Norueguesa Mowi considera interromper compras de soja do Brasil por crise ambiental

Publicado em 28/08/2019 20:07

OSLO (Reuters) - A criadora de peixes Mowi, maior produtora de salmão do mundo, pode interromper aquisições de soja do Brasil para suas unidades de piscicultura caso o país não reduza o desmatamento na Amazônia, disse a empresa norueguesa nesta quarta-feira.

Os incêndios na floresta amazônica avançaram neste ano, enquanto as políticas de proteção ambiental brasileiras foram enfraquecidas, gerando uma forte reação internacional contra o presidente Jair Bolsonaro e seu governo.

"O tratamento dado à Amazônia é inaceitável. A Mowi terá de considerar a busca por outros fornecedores de matérias-primas para ração, a não ser que a situação melhore", disse em um comunicado a diretora de Sustentabilidade da empresa, Catarina Martins.

A companhia, que deve vender cerca de 430 mil toneladas de salmão neste ano, também é uma grande produtora de ração para peixes.

"A Mowi compra (soja) de fornecedores certificados, e pode garantir que nossos suprimentos não estão relacionados ao desmatamento ou às violações de direitos humanos", afirmou Martins.

"Entretanto, é importante que nós e todos os outros que compram produtos do Brasil afirmemos claramente que a floresta amazônica precisa ser preservada e que a atual situação é inaceitável", acrescentou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

4 comentários

  • Alexandre Carvalho Venda Nova do Imigrante - ES

    Uma pena o NA propagar falsas notícias alarmistas, assim... se não comprarem da gente, vão comprar de quem? Da China? Dos EUA? ...

    Reuters e suas 'notícias': vcs são PATÉTICOS!!!

    2
  • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

    E nós não vamos comprar o salmão deles e ou o bacalhau.

    2
  • Vladimir zacharias Indaiatuba - SP

    Noruega caça baleias, comete crime ambiental no Brasil (em Bacarena PA) através da firma Hidro Alunorte... e vem com essa conversa canalha que a Amazônia é importante produtora de soja ...

    3
  • luis henrique virmond Pinhais - PR

    Que noticia boa! Vamos dar prioridade aos peixes produzidos aqui no Brasil! Diga não ao salmão norueguês, coma tilápia brasileira. Avisem para a dona Catarina Martins que só vamos importar salmão produzido com ração que tenha soja brasileira na composição. Coma peixe... só do Brasil.

    2