Embrapa promove webinar gratuito sobre coinoculação em soja

Publicado em 02/09/2019 09:49

A Embrapa Soja inicia esta semana a programação da safra 2019/20 da Séries Webinar: Tecnologias para sustentabilidade da soja, que são palestras gratuitas, transmitidas ao vivo, pela internet. No dia 5 de setembro, às 11h, será realizada a palestra Maximizando a sustentabilidade com coinoculação em soja, cujo tema será abordado pelo pesquisador Marco Antonio Nogueira, da Embrapa Soja. 

De acordo com o pesquisador, o processo de Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) gera uma economia anual de 15 bilhões de dólares pela substituição do uso de fertilizantes nitrogenados na cultura da soja. Além dos resultados positivos obtidos com a inoculação de bactérias Bradyrhizobium em sementes de soja, a Embrapa lançou, em 2014, uma nova tecnologia que agrega uma segunda bactéria, a Azospirillum brasilense.  

As plantas de soja coinoculadas com Bradyrhizobium e Azospirillum têm uma nodulação mais abundante e precoce e maiores taxas de FBN. Ensaios de campo mostram que, com a coinoculação, houve um incremento médio de 16% no rendimento da soja, em relação às áreas inoculadas somente com Bradyrhizobium. “Vamos abordar os benefícios no uso da coinoculação, apresentar orientações de manejo e esclarecer as dúvidas quanto ao uso da tecnologia”, explica Nogueira.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui pelo Sympla.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Embrapa Soja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário