AgRural ajusta previsão de safra de soja do Brasil e vê recorde de 120,7 mi t

Publicado em 18/11/2019 10:36

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil deverá colher 120,7 milhões de toneladas de soja na temporada 2019/20, estimou nesta segunda-feira a consultoria AgRural, com um leve ajuste negativo na projeção de novembro ante a divulgada em outubro (121 milhões de toneladas).

"Foi mais um ajuste negativo na linha de tendência, na questão de produção ainda usamos na maioria dos Estados a linha de tendência (histórica) de produtividade", disse o analista Adriano Gomes.

Ele explicou que a partir de dezembro os números da consultoria já deverão vir com dados de produtividade apurados no campo.

Até a última quinta-feira, o Brasil havia plantado 67% da área projetada em 36,4 milhões de hectares.

Diante de chuvas mais escassas no início do ciclo, a AgRural aponta um atraso no plantio de soja do Brasil ante a temporada passada, quando país havia semeado 82% da safra nesta época, e em relação à média histórica para o período (70%).

O atraso, contudo, não interferiu na decisão de rever a produtividade, disse o analista.

"A janela ideal da soja não foi prejudicada, isso não deve influenciar na produção", disse ele.

Na temporada passada, quando o tempo seco atingiu Estados como Mato Grosso do Sul e Paraná, o Brasil produziu 115 milhões de toneladas de soja, abaixo do recorde da temporada anterior, de mais de 119 milhões de toneladas, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento.

A ligeira redução na produção total em 2019/20 ocorreu apesar de um leve aumento na estimativa de plantio. A AgRural estimava alta de 1,3% na área plantada até o mês passado, e agora vê crescimento de 1,5%.

"No caso da área, foi um aumento basicamente vindo do Norte e Nordeste, pelos melhores preços tanto em reais quanto em dólar, e isso acabou pensando na decisão do produtor", comentou o analista.

"Alguma áreas que estavam abertas, mas que não foram semeadas na temporada passada, vão ser plantadas nesta temporada", disse ele.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário