Plantio de soja segue atrasado com RS segurando ritmo, diz Arc Mercosul

Publicado em 22/11/2019 15:30

LOGO REUTERS

O plantio de soja no Brasil na safra 2019/20 avançou nesta semana para 77,3% da área total estimada, um crescimento de 6,4 pontos percentuais ante a semana anterior, de acordo com dados da consultoria Arc Mercosul divulgados nesta sexta-feira.

Em meio a chuvas mais escassas, os trabalhos seguem em ritmo mais lento ante o mesmo período da safra passada (89,6%) e versus a média histórica para a época (80,5%).

Com o plantio na fase final em Mato Grosso e Paraná, as atenções se voltam para o Rio Grande do Sul, que forma com os outros dois Estados a trinca dos três maiores produtores da oleaginosa do Brasil.

No território gaúcho, o plantio avançou para apenas 38% da área projetada nesta semana, ante 67,8% no mesmo período do ano passado e 52% da média histórica, disse o diretor da Arc Mercosul, Matheus Pereira.

Ele explicou que o Rio Grande do Sul teve há algumas semanas excesso de chuvas, o que afetou a largada dos trabalhos, e mais recentemente ficou seco, o que prejudicou as atividades nesta semana.

A consultoria notou preocupações com o tempo seco do sul de Mato Grosso até o norte de São Paulo, nesta semana.

Para o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Bartolomeu Braz Pereira, a maior preocupação, por ora, é com o plantio da segunda safra de milho, semeada após a colheita de soja.

"Houve problemas pontuais na soja, no Paraná alguns municípios tiveram replantio grande, mas não vemos isso afetar tanto a produção final de soja", declarou.

"O que poderá trazer problemas, o que estamos preocupados é com a segunda safra, que vai ser plantada mais tarde, em decorrência do atraso da chuvas para a soja. O meu caso, por exemplo, vou ter que plantar o milho fora da janela ideal, e tem alto risco de as chuvas cortarem mais cedo e não atingir a produtividade esperada (na safra de milho)", afirmou ele, que tem propriedade em Goiás.

Segundo o presidente da Aprosoja, com o atraso na soja e consequentemente no milho, o cereal poderá ser plantado em algumas áreas fora do zoneamento climático, o que pode deixar parte da cultura sem seguro agrícola.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário