Soja: Pela quinta sessão consecutiva, preços sobem na Bolsa de Chicago e intensificam ganhos nesta 2ª

Publicado em 09/12/2019 12:32

Os preços da soja intensificam suas altas na sessão desta segunda-feira (9) na Bolsa de Chicago e batem nas máximas em duas semanas. As cotações registravam ganhos de mais de 9 pontos, por volta das 11h50 (horário de Brasília), levando o janeiro a US$ 8,98 e o março a US$ 9,13 por bushel. 

Esta é a quinta sessão positiva consecutiva da soja na CBOT o avanço das cotações tem sido motivado, principalmente, pelas perspectivas de um alinhamento das relações entre China e Estados Unidos. 

O mercado segue focado na notícia de que a China irá elevar tarifações sobre cotas de soja e carne de porco dos EUA, podendo voltar a fazer boas compras no mercado norte-americano e contribuindo para o bom andamento das cotações. 

"Após comportamento positivo na semana passada, traders atentos para ver se essa tendência possa ser mantida. Mais uma vez, muito vai depender dos rumores sobre a guerra comercial EUA x China. A expectativa é que algo deve ser anunciado até o dia 15 de dezembro", explica Steve Cachia, consultor da Cerealpar e da AgroCulte. 

O dia 15 é quando podem entrar em vigor tarifas mais altas dos EUA sobre produtos da China caso um acordo, ou ao menos parte dele, seja firmado até lá. Mais detalhes, portanto, ainda não foram reportados e os traders esperam por eles para se posicionar de forma ainda mais clara e expressiva. 

Ainda nesta semana, o mercado espera pelo novo boletim mensal de oferta e demanda do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). O reporte será divulgado nesta terça-feira, dia 10. 

E nesta segunda, os traders esperam ainda pelo boletim semanal de embarque de grãos norte-americano, bem como o de acompanhamento de safras, ambos pelo USDA, que pode mostrar a colheita da soja concluída no país. 

Tags:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago realiza lucros depois dos últimos pregões positivos ; canal de alta está mantido mas dependente de novidades nos EUA
Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias