Já são sete casos de esporos da ferrugem asiática em coletores no Paraná

Publicado em 10/12/2019 10:09

Atualmente com 245 coletores em todo o PR, o Alerta Ferrugem confirmou mais quatro casos de presença de esporos em coletores, agora nos municípios de Campo Mourão, Goioerê, São João e Quedas do Iguaçu, que somados aos casos de Tamarana, Engenheiro Beltrão e Vitorino, totalizam sete casos até a presente data. Porém, continuamos sem sintomas da doença nas plantas nos talhões monitorados. 

Reforçamos que o coletor de esporos de ferrugem asiática da soja é mais uma ferramenta de apoio no manejo da doença, cuja informação não deve ser utilizada de forma isolada para tomada de decisão no manejo da doença, dada a sua agressividade e potencial de redução de produtividade. Além do coletor, deve-se observar sintomas em folhas, estádio da cultura e condições ambientais.

Destacamos que nesta ultima semana, o Consórcio Antiferrugem confirmou os dois primeiros casos de sintomas de ferrugem asiática em lavouras comerciais (Castro e Ubiratã), reforçando o estado de alerta em relação a doença.

Importante que agricultores e técnicos intensifiquem as vistorias das lavouras de soja, visando identificar sintomas em lavouras comerciais, bem como acessar semanalmente o site Alerta Ferrugem,  acompanhando o desenvolvimento da doença para os demais municípios e regiões do PR. 

Quando do uso de fungicidas, importante observar a eficiência dos mesmos, conforme os ensaios do Consórcio Antiferrugem.

Fonte: Emater PR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja sente tombo de Chicago nos portos, mas dólar e demanda chinesa amortecem pressão no Brasil
Soja 26/27: chuva aperta janela no RS e exige precisão no plantio; especialista aponta estratégias para proteger produtividade
Soja despenca mais de 15 pontos em Chicago com pressão dos derivados; dólar limita impacto no Brasil
StoneX vê safra de soja 26/27 do Brasil em 183,36 mi t e menor exportação de milho em 25/26
Entrada da nova safra americana no mercado traz pressão sazonal sobre a soja de Chicago, mas clima do BR permanece no radar
Soja recua em Chicago nesta 5ª feira com China ainda limitando demanda dos EUA