Plantio de soja na Argentina atinge 97,6% da área prevista

Publicado em 24/01/2020 13:41

O plantio da safra 2019/20 da Argentina atingiu 97,6% da área prevista, de 17,4 milhões de hectares, informou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, em relatório semanal. O avanço ante a semana anterior foi de 2,3 pontos porcentuais, mas os trabalhos estão 1,7 ponto porcentual atrasados na comparação com igual período de 2019. Ainda precisam ser semeados 413 mil hectares, sendo a maioria no norte da área agrícola.

Chuvas intensas no noroeste e nordeste da região produtora atrasam o plantio de áreas remanescentes, enquanto grande parte do centro e sul da área agrícola mantém condição hídrica entre adequada e ótima. Segundo a bolsa, 99,7% da área está em situação normal, boa ou excelente.

As áreas mais adiantadas, no sul de Córdoba, centro-norte de Santa Fe e nas zonas núcleo norte e sul, já se encontram em formação de vagem em um cenário de condições hídricas ótimas ou adequadas. Quanto ao milho, o plantio atinge 94,7% da área projetada, de 6,3 milhões de hectares.

O avanço ante a semana anterior foi de 3,8 pontos porcentuais, e os trabalhos estão 2 pontos porcentuais adiantados ante o ano passado. "As precipitações que continuam ocorrendo em amplos setores do país melhoram a situação de grande parte das áreas de milho com destino comercial", disse a bolsa. Enquanto as regiões mais adiantadas estão em etapas reprodutivas, a área que falta ser plantada, de 330 mil hectares, se concentra no norte da área agrícola.

Fonte: Estadão Conteúdo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS
Empresas da Índia cancelam importação de óleo de soja após alta no preço, dizem traders
Soja sobe levemente em Chicago nesta 5ª feira, esperando pelo USDA e monitorando notícias conhecidas
Soja fecha com quase 1% de baixa em Chicago nesta 4ª feira e deixa negócios no BR ainda mais limitados
Soja recua em Chicago nesta tarde de 4ª feira, acompanhando perdas de mais de 1% no óleo