Soja segue caminhando com estabilidade em Chicago mesmo diante dos números do USDA

Publicado em 20/02/2020 13:34

O mercado internacional da soja segue operando com estabilidade na sessão desta quinta-feira (20), mesmo depois dos números vindos do Agricultural Outlook Forum, do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), que começou hoje. A instituição estimou um aumento de quase 12% na área de soja a ser plantada da safra 2020/21 nos EUA. 

A estimativa veio em 34,4 milhões de hectares, contra 30,80 milhões da safra 2019/20 e dentro das expectativas do mercado de 33,59 a 35,40 milhões. O aumento para a oleaginosa é expressivo - de 11,69% -  reflete uma retomada dos produtores depois da severidade do clima na safra  2019/20, que deixou muitas áreas sem plantar no Corn Belt, como aconteceu também com o milho. 

Ainda segundo explicam analistas e consultores, o aumento também é esperado diante de uma melhora nas relações comerciais entre China e Estados Unidos. Com a chegada e vigência da fase um do acordo comercial entre os dois países, as expectativas são de que a demanda da nação asiática pela nação asiática no mercado norte-americano volte a crescer. 

Leia mais e veja a transmissão AO VIVO do fórum:

>> USDA estima aumento na área de soja nos EUA na safra 2020/21; mais de 34 mi de ha

Os números chegam em um momento importante, porém, quando aexpectativa principal do mercado continua sendo a demanda da China pela soja norte-americana. "A expectativa dos altistas é que, a qualquer momento, o USDA anuncie compras de soja americana pela China", diz Steve Cachia, consultor da AgroCulte e da Cerealpar. 

Assim, por volta de 13h15 (horário de Brasília), os futuros da oleaginosa cediam entre 1,25 e 2,75 pontos nos principais contratos, com o março valendo US$ 8,96 e o maio, US$ 9,03 por bushel. 

Paralelamente, o coronavírus, a colheita no Brasil e mais fatores geopolíticos mundo a fora também seguem no foco do mercado. "E a maior preocupação do mercado volta a ser uma possível recessão global e a influência sobre a demanda", completa o consultor. 

Tags:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago realiza lucros depois dos últimos pregões positivos ; canal de alta está mantido mas dependente de novidades nos EUA
Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias