RS recebe chuvas pontuais, no centro do estado, mas alívio para a soja quase não vem

Publicado em 25/02/2020 12:34

LOGO nalogo

O Rio Grande do Sul recebeu algumas chuvas nas últimas horas, depois de dias de tempo seco. Os maiores volumes foram registrados no centro do estado - com algo perto de 22 mm em Panambi ou 32 mm em Ibirubá - segundo relatos de produtores locais. Santo Ângelo, Giruá e a capital Porto Alegre também receberam certas pancadas, como mostram as imagens abaixo. 

Parnambi - Chuvas de 23mm - 25/02/2020

Pluviômetro em Panambi/RS

Previsao do tempo - Ibirubá - 25/02/2020

Previsão do Tempo em Ibirubá/RS

Previsao do tempo - Santo Angelo- 25/02/2020

Tempo em Santo Ângelo/RS 

O vídeo abaixo mostra a chuva em Panambi: 

O alívio para lavouras que estão há mais de 20 dias sem chuvas consideráveis foi apenas momentâneo e pontual, como explica o presidente da Aprosoja RS, Décio Teixeira. Segundo ele, a principal característica desta safra tem sido a má distribuição e os baixos volumes das chuvas, com a possibilidade de que as perdas na produtividade da soja possam se agravar ainda mais. 

"As lavouras estão muito necessitadas e aguentam mais algo somente entre 10 e 12 dias sem chuvas", diz Teixeira ao Notícias Agrícolas. "Até mesmo a região de Passo Fundo, que vinha um pouco melhor, já está precisando muito das chuvas agora também. Foi algo somente 'da mão para boca' e não supre as necessidades".

Soja em Ibiraiaras - RS 23/02/2020

Soja em Ibiraiaras/RS em 23 de fevereiro - Foto: LFMunaretto 

Mapas do Inmet (Institituto Nacional de Meteorologia) mostram que nos períodos de 24 horas, 3 e 5 dias, o acumulado da chuvas no Rio Grande do Sul está zerado. 

Chuvas acumuladas 24 h

Chuvas acumuladas nas últimas 24 horas - Fonte: Inmet

Chuvas acumuladas 3 dias

Chuvas acumuladas nos últimos 3 dias - Fonte: Inmet

Chuvas acumuladas 5 dias

Chuvas acumuladas nos últimos 5 dias - Fonte: Inmet

Para os próximos dias, ainda segundo as previsões do Inmet, algumas chuvas são esperadas para o estado gaúcho, porém, concentradas no extremo norte do Rio Grande do Sul, nos próximos dois dias - 26 e 27 de fevereiro. Na sequência, de 29 a 1º de março, algumas novas chuvas podem ser observados no sul gaúcho, porém, com o tempo voltando a secar no dia 2. 

Previsao - até 29/02

Na medida em que as chuvas seguem irregulares, mal distribuídas e de baixo volume, "a esperança vai diminuindo", lamenta o presidente da Aprosoja RS, reafirmando que as lavouras de soja precisam é de continuidade e precipitações volumosas daqui em diante, e com urgência. "Estamos vendo a soja se desidratando e a perda de produtividade pode ser pior do que os 30% que estamos vendo em algumas localidades", diz Décio Teixeira. 

Leia ainda:

>> Matopiba e partes do Cerrado sofrem com excesso de chuvas na colheita, mas problemas são pontuais

O vídeo abaixo traz um relato das perdas da soja no Rio Grande do Sul, na região de Tupanciretã:

Dessa forma, o presidente acredita ainda que, no atual momento, a perspectiva para a colheita da soja no estado passe a algo entre 13 a 14 milhões de toneladas, contra a estimativa inicial de 19 milhões. "E esse ainda pode ser um número alto". 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes| Instagram@jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Cezar Antônio carniel cacique doble - RS

    Em Cacique Doble (RS), hoje, 100 milimetros...

    0
    • Adriano Andrighetti Paim filho - RS

      Em Paim Filho (RS) hoje tambem passou dos 100 mm e segue chovendo...

      0